Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da bateria MTL-Brasil em indivíduos normais analfabetos: estudo piloto

Processo: 17/22104-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Karin Zazo Ortiz
Beneficiário:Ariane Pereira
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento da linguagem   Avaliação da linguagem   Distúrbios da fala   Afasia   Analfabetismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:afasia | avaliação | escolaridade | Linguagem | Linguagem

Resumo

O analfabetismo é um problema que afeta 7,4% da população brasileira com 15 anos ou mais. Muitos estudos mostram a influência da escolaridade em diversas funções cognitivas, por isso a importância de uma avaliação de linguagem que possa se basear em parâmetros fidedignos para pacientes analfabetos e o cuidado com essa avaliação, principalmente, pela questão da formalização dos testes e para que o clínico saiba imaginar o que o paciente era capaz de fazer antes de lesões cerebrais, evitando resultados falsos positivos. Este estudo tem como objetivo, verificar o desempenho de indivíduos analfabetos nas tarefas linguísticas avaliadas pela bateria de linguagem MTL-Brasil, e obter dados que possam ser utilizados como parâmetros clínicos nas avaliações de sujeitos afásicos analfabetos. Serão avaliados 30 indivíduos analfabetos, do sexo masculino ou feminino e com idade superior a 18 anos e inferior a 60 anos. Todos serão submetidos a bateria de avaliação de linguagem (MTL-Brasil). Neste estudo não serão realizadas as provas de leitura e escrita que estão na bateria. Esperamos que os resultados desta pesquisa possibilitem um melhor conhecimento sobre a temática, além da obtenção de parâmetros clínicos que possam ser utilizados na avaliação de sujeitos afásicos analfabetos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARIANE PEREIRA; KARIN ZAZO ORTIZ. Language skills differences between adults without formal education and low formal education. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 35, . (17/22104-3)
PEREIRA, ARIANE; ORTIZ, KARIN ZAZO. anguage skills differences between adults without formal education and low formal educatio. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 35, n. 1, . (17/22104-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.