Busca avançada
Ano de início
Entree

Resolubilidade semiglobal de classes de campos vetoriais não singulares

Processo: 17/20664-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Análise
Pesquisador responsável:Paulo Leandro Dattori da Silva
Beneficiário:Vinícius Novelli da Silva
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Equações diferenciais parciais   Campo vetorial   Normalização

Resumo

Seja V uma variedade suave, conexa, N-dimensional e seja L um campo vetorial complexo não singular, com coeficientes suaves, definido em V.A resolubilidade local é caracterizada pela condição (P) de Nirenberg-Treves. A resolubilidade de L ainda é um problema em aberto se considerarmos o problema semiglobal. Seja K um subconjunto compacto de V. Dizemos que um operador L é resolúvel em K se para qualquer f pertencente a um subespaço de codimensão finita de C^\infty(V) existe u distribuição solução da equação Lu=f em uma vizinhança de K.A condição (P) também é necessária para a resolubilidade semiglobal. É suficiente desde que uma certa condição geométrica (CG), devida a Hormander, seja satisfeita. Este projeto estuda a resolubilidade de classes de campos vetoriais que não satisfazem (CG). Mais especificamente, a resolubilidade em \mathbb{T}^m\times\{0\}, sendo \mathbb{T}^m o toro \mathbb{T}^m\simeq\mathbb{R}^m/2\pi\mathbb{Z}^m, de classes de campos vetoriais definidos em\mathbb{T}^m\times\mathbb{R}^n, no caso em que \mathbb{T}^m\times\{0\} contém órbitas (no sentido de Sussmann) de L. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Vinícius Novelli da. Resolubilidade semiglobal de classes de campos vetoriais não-singulares. 2020. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/SB) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.