Bolsa 17/13691-2 - Psicologia da criança, Relações pai-criança - BV FAPESP
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Práticas educativas parentais associadas à depressão paterna e comportamentos infantis

Processo: 17/13691-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Gabriela Serafim Michelin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia da criança   Relações pai-criança   Pais   Depressão   Habilidades sociais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:depressão | Práticas educativas paternas | Repertório comportamental infantil | Práticas educativas parentais e habilidades sociais

Resumo

As práticas educativas utilizadas pelos pais na relação com os filhos são influenciadas por múltiplas variáveis; dentre elas encontra-se a depressão, que favorece o uso de práticas negativas e que é preditiva de problemas de comportamento. Por outro lado, as habilidades sociais educativas relacionadas às práticas positivas, melhoram as interações pais e filhos, reduzindo problemas de comportamento e ampliando habilidades sociais infantis. Desse modo, o objetivo deste trabalho é descrever e correlacionar as práticas educativas parentais positivas e negativas de pais (homens) com e sem diagnóstico clínico de depressão e sua relação com os comportamentos de seus filhos, de acordo com a faixa etária e a escolaridade dessas crianças. Para isso, participarão da pesquisa 30 pais biológicos de crianças matriculadas na pré-escola, sendo 15 com diagnóstico clínico para depressão e 15 sem esse diagnóstico, mensurado por instrumentos diagnósticos. Os pais responderão aos instrumentos para avaliar os comportamentos infantis e as práticas parentais. Após os dados serem coletados e tabulados, as análises ocorrerão de forma a descrever e correlacionar as variáveis de interesse do estudo. Espera-se então, verificar como a depressão paterna se associa aos comportamentos infantis e práticas educativas. (AU)

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