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Pesquisa bibliográfica, reconhecimento de topografia e conhecimento de cultura material na Ibéria

Processo: 18/01268-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 25 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 24 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Arqueologia - Arqueologia Pré-histórica
Pesquisador responsável:Maria Cristina Nicolau Kormikiari
Beneficiário:Eleftheria Pappa
Supervisor no Exterior: Eduardo Ferrer Albelda
Instituição-sede: Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Sevilla (US), Espanha  
Vinculado à bolsa:15/26909-0 - Mecanismos comerciais, monetização e alfabetização no Mediterrâneo e no Oriente Próximo: inovação social e inibição institucional do comércio fenício., BP.PD
Assunto(s):Colonização   Fenícios   Alfabetização

Resumo

O projeto da Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE) destina-se como auxiliar ao principal projeto de Pós-Doutoramento, que está sendo realizado no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo: "Mecanismos comerciais, monetização e alfabetização no Mediterrâneo e no Oriente Próximo: inovação social e inibição institucional do comércio fenício". O projeto principal investiga a relação entre monetização e alfabetização no contexto da colonização fenícia no Mediterrâneo. O projeto da BEPE será hospedado pelo Departamento de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Sevilha, sob a supervisão do Prof. Eduardo Ferrer Albelda. Terá lugar durante um período de 16 semanas (quatro meses), doze das quais serão utilizadas para fins de pesquisa no Departamento de Pré-História e Arqueologia da Universidade de Sevilha, enquanto as duas restantes serão utilizadas para visitar sítios arqueológicos e museus ligados ao meu projeto. O objetivo principal é auxiliar na amplificação, quantitativamente e qualitativamente, dos bancos de dados que serão analisados no decorrer do projeto principal, que trata da relação de alfabetização precoce e processos de monetização no contexto da colonização fenícia no oeste Mediterrâneo, oferecendo-me a oportunidade de me basear em uma instituição de pesquisa que lidera no campo da arqueologia fenícia na Península Ibérica. Assim, esse projeto pode me oferecer a oportunidade de usar recursos bibliográficos, bem como ajudar o meu conhecimento do registro arqueológico do sul da Ibéria, através do conhecimento real da topografia dos sítios no sul da Ibéria. (AU)

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