Busca avançada
Ano de início
Entree

Jogos musicais na atualidade: técnicas, procedimentos e ideias criativas

Processo: 17/19858-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Jose Augusto Mannis
Beneficiário:Lucas Zewe Uriarte
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Composição musical   Improvisação (música)   Música contemporânea   Música experimental   Jogos musicais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composição Musical | improvisação musical | Jogo | Música Contemporânea | música experimental | processos criativos | Composição Musical

Resumo

Dentre as transformações mais importantes na música da segunda metade do século XX podemos citar, a partir da década de 50, os recursos de indeterminação e aberturas na composição musical, modificando as relações entre intérprete, compositor e obra, e trazendo à tona o elemento do jogo musical considerado na performance e criação. Desde então a ideia de compor com jogos musicais passou a interessar compositores de diversas linhagens, estilos e estéticas, vindo a se tornar uma prática corrente no cenário da música contemporânea. Neste projeto de pesquisa propomos um estudo analítico e uma síntese artística acerca dos jogos musicais, enfatizando sua prática por parte de grupos e compositores na atualidade. Pretendemos organizar um caderno de procedimentos, técnicas e ideias para a criação e performance de jogos musicais, incluindo a composição conjunta de um livro de jogos musicais originais buscando com isso difundir junto a artistas, pesquisadores e educadores ideias e propostas sobre a aplicação artística dessas técnicas e princípios em composição e performance. A proposta metodológica prevê: o aprofundamento da revisão bibliográfica específica ao assunto; análise de obras musicais de referência; levantamento de grupos e compositores atuais trabalhando com este tipo de prática; acompanhamento laboratorial, coleta de dados e análise circunstanciada de dois ou três compositores/grupos da atualidade desenvolvendo esta prática; laboratório criativo incluindo o grupo Obra Aberta (Campinas) e grupos formados por alunos de música da UNICAMP; tratamento dos dados coletados e dos resultados das análises, buscando estabelecer uma base estrutural a partir da qual edificaremos o arcabouço deste trabalho. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
URIARTE, Lucas Zewe. Elementos de jogo no contexto da música indeterminada. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.