Bolsa 17/22283-5 - Terapia ocupacional, Adolescência - BV FAPESP
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Adolescentes, escola e saúde mental: um diálogo sob a luz da pesquisa inclusiva

Processo: 17/22283-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Fernanda Barboza Cid
Beneficiário:Maria Fernanda Barboza Cid
Pesquisador Anfitrião: Angeles Parrilla Latas
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Vigo, Espanha  
Assunto(s):Terapia ocupacional   Adolescência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adolescência | Contexto Escolar | pesquisa inclusiva | Saúde Mental infanto-juvenil | Terapia Ocupacional

Resumo

Este Plano de Trabalho apresenta uma proposta de estudo de pós-doutoramento a ser desenvolvido no Departamento de Didática, Organização escolar e Métodos de Investigação da Universidade do Vigo/Espanha. A proposta é composta de duas fases, a primeira, de instrumentação e, a segunda, do desenvolvimento de pesquisa. O objetivo do estágio pós-doutoral é possibilitar o aprofundamento do nosso conhecimento teórico-prático em metodologias de investigação inclusiva, envolvendo a população de adolescentes no campo da saúde mental em intersecção com a educação. O envolvimento e a realização das atividades previstas em ambas as fases da proposta que compõem o presente Plano de Trabalho deverá proporcionar nosso aprofundamento e aprendizado no campo da produção de conhecimento, favorecendo a continuidade de nossas atividades como pesquisadora e formadora de recursos humanos e, também, viabilizar a parceria institucional entre as pesquisadoras envolvidas. Além disso, a realização da pesquisa vinculada ao estágio pós-doutoral deverá também contribuir para o avanço do conhecimento produzido no campo da saúde mental infantojuvenil, especialmente no que se refere à promoção da saúde mental de adolescentes em contexto escolar. A perspectiva é que os resultados advindos do estágio pós-doutoral sejam divulgados por meio de apresentação de trabalhos em eventos científicos e da publicação de artigos científicos em periódicos de alto impacto.

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