Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicação da teoria das opções reais em tempo discreto para avaliar investimentos em exploração de recursos minerais

Processo: 17/20323-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Engenharia Econômica
Pesquisador responsável:Danilo Simões
Beneficiário:Izabelle Martinez Martinez
Instituição-sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental de Itapeva. Itapeva , SP, Brasil
Assunto(s):Mineração   Fluxo de caixa   Tomada de decisão

Resumo

Os projetos de investimentos avaliados por meio de métodos tradicionais, não permitem contemplar ações gerenciais que podem ser demandadas no decorrer da vida econômica destes projetos, logo, mostra-se inadequada para gerir, como exemplo, projetos de exploração de recursos minerais, que implicitamente possuem incertezas. Destarte, a partir da ponderação da flexibilidade gerencial no processo de tomada de decisão, o fluxo de caixa descontado passa a ser complementado, contribuindo para maximizar ganhos ou minimizar perdas monetárias. Portanto, devido ao valor presente líquido tradicional não tomar em consideração as flexibilidades gerenciais, por conseguinte, gerar resultados equivocados, objetiva-se aplicar a teoria das opções reais em tempo discreto para avaliar um projeto de mineração em ambiente de incertezas, com flexibilidades gerenciais de adiamento dos investimentos e alteração do ritmo de exploração, a fim de suprir as deficiências dos métodos tradicionais. Como premissa, será construído um fluxo de caixa estático projetado para um horizonte até o término da vida útil total do projeto de mineração, para a obtenção do valor presente sem flexibilidade. Posteriormente, será modelado o valor presente do projeto a fim de limitar as fontes de incertezas. A etapa seguinte, demandará a criação da árvore binomial do projeto, em que o ativo, a qualquer momento poderá deslocar-se para um de dois possíveis preços e, por fim será elaborada a árvore de decisão, que permitirá a tomada de decisão de forma planejada a partir do cálculo do valor da opção real. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINEZ, IZABELLE MARTINEZ; BATISTELA, GISLAINE CRISTINA; SIMOES, DANILO. STRATEGIC FLEXIBILITIES: VALUATION OF A COMPANY WITH THE APPLICATION OF THE REAL OPTIONS THEORY. BRAZILIAN JOURNAL OF OPERATIONS & PRODUCTION MANAGEMENT, v. 16, n. 4, p. 650-658, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.