Busca avançada
Ano de início
Entree

Possível envolvimento da HO-1 de células hipocampais no efeito aversivo da dor induzida pela inflamação persistente

Processo: 17/22724-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Christie Ramos Andrade Leite Panissi
Beneficiário:Ana Luisa Ferreira Arantes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurofisiologia   Sistema límbico   Monóxido de carbono   Dor   Emoções   Cognição

Resumo

A sensibilidade dolorosa é uma percepção somatovisceral que possui além do componente sensorial-discriminativo, comum a outras modalidades sensoriais, um componente afetivo-motivacional, o que torna esta sensibilidade única para cada indivíduo. Desta forma, dentre os mecanismos de modulação da dor, os aspectos cognitivos e emocionais são de suma importância. Entretanto, grande parte dos estudos sobre sensibilidade dolorosa utiliza como metodologia modelos animais que avaliam o componente sensorial-discriminativo. Considerando os circuitos neurais envolvidos na modulação da dor, as áreas do sistema límbico estão intimamente relacionadas com o componente emocional e motivacional. Com destaque, é possível o envolvimento do hipocampo, deste que esta área é responsável pela consolidação de memórias aversivas. Estudos recentes sobre modulação da dor tem demonstrado o envolvimento do gás monóxido de carbono (CO), bem como da enzima heme-oxigenase (HO), responsável pela sua síntese. Além disso, CO está envolvido na modulação do comportamento emocional e motivacional. A enzima HO é expressa em diferentes áreas do sistema nervoso, sendo o hipocampo uma estrutura que apresenta alta expressão a esta enzima, e portanto, o CO pode ser um importante neuromodulador nesta região. O objetivo deste projeto será avaliar se o bloqueio da via HO-CO altera o comportamento de aversão à dor em teste de PEAP em animais submetidos à inflamação persistente induzida por adjuvante completo de Freund (CFA), bem como a expressão da enzima HO em células hipocampais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAZUZA, RAFAEL A.; ARANTES, ANA LUISA F.; POL, OLGA; LEITE-PANISSI, CHRISTIE R. A. HO-CO pathway activation may be associated with hippocampal mu and delta opioid receptors in inhibiting inflammatory pain aversiveness and nociception in WT but not NOS2-KO mice. Brain Research Bulletin, v. 169, p. 8-17, APR 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.