Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dos níveis de Burnout, sintomas de ansiedade e de depressão de profissionais da enfermagem de um hospital de referência em oncologia

Processo: 17/03049-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Bianca Sakamoto Ribeiro Paiva
Beneficiário:Mirella Mingardi
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse profissional   Profissionais de enfermagem   Depressão   Ansiedade   Oncologia   Assistência ao paciente

Resumo

A equipe de enfermagem atua prestando uma assistência integral ao paciente durante 24 horas. No paciente oncológico, além da assistência especializada para o tipo de câncer e tratamento proposto, existem outros aspectos relacionados ao apoio emocional mais presente e constante. Este contato maior favorece um estreitamento das relações paciente/profissional, fazendo com que os profissionais da enfermagem partilhem de todo o processo de adoecer, sofrer e em muitos casos, o processo de morte. A sobrecarga de cuidados ao paciente oncológico, além das questões institucionais, requer da equipe de enfermagem uma maior atenção e com isso podendo levar ao burnout, estresse ocupacional, sintomas de ansiedade e de depressão. Objetivo: Avaliar os níveis de burnout, de sintomas de ansiedade e de depressão de profissionais da enfermagem. Materiais e Métodos: Estudo descritivo, transversal, que irá selecionar por conveniência 655 técnicos e enfermeiros das Unidades I e II (Cuidados Paliativos) Fundação Pio XII - Hospital de Câncer de Barretos com pelo menos 3 meses de trabalho na instituição. Primeiramente ocorrerá o momento "sensibilização", onde a equipe de enfermagem receberá uma convocação para reuniões sobre os objetivos da pesquisa e cartazes serão colocados nos murais informativos das duas unidades para que os profissionais de enfermagem tomem conhecimento. Serão realizadas reuniões nas duas unidades com o objetivo de apresentar o assunto (burnout, ansiedade e depressão na enfermagem) e os objetivos da pesquisa. Em seguida, serão convidados a participarem da pesquisa respondendo os instrumentos de avaliação: Variáveis relacionadas ao cotidiano dos profissionais da enfermagem, Questionário de caracterização socioeconômica, demográfica e dados relacionados à saúde/trabalho, Maslach Burnout Inventory (MBI) e Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HADS). Análise de dados: Os profissionais de enfermagem serão classificados quanto a Síndrome de Burnout e os sintomas de Ansiedade e Depressão, e será verificado a associação entre eles e com as características sócio demográficas, relacionadas à saúde e específicas do cotidiano da equipe de enfermagem. O software SPSS v.21.0 será utilizado para as análises e um nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO PAIVA, BIANCA SAKAMOTO; MINGARDI, MIRELLA; DE OLIVEIRA VALENTINO, TALITA CAROLINE; DE OLIVEIRA, MARCO ANTONIO; PAIVA, CARLOS EDUARDO. Prevalence of burnout and predictive factors among oncology nursing professionals: a cross-sectional study. São Paulo Medical Journal, v. 139, n. 4, p. 341-350, . (17/03049-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.