Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adição de quitosana nas propriedades físico-químicas do sistema adesivo

Processo: 17/19229-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Regina Guenka Palma-Dibb
Beneficiário:Regina Guenka Palma-Dibb
Pesquisador Anfitrião: Ricardo Marins de Carvalho
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of British Columbia, Vancouver (UBC), Canadá  
Assunto(s):Dentística   Adesivos dentinários   Quitosana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Físicas | propriedades | Quimicas | quitosana | sistemas adesivos | Dentistica

Resumo

A quitina, a quitosana e seus derivados vem demonstrando ser uma nova classe de biomateriais com grande versatilidade e excelentes propriedades. Diferentes formas de quitosana vem sendo empregada em diversos materiais odontológicos, proporcionando melhores propriedades antimicrobiana, prevenção da desmineralização da estrutura dentária e mantendo ou melhorando as propriedades mecânicas. Contudo, ainda não se tem definido a melhor forma a ser realizada. Assim, diante da necessidade de obter um material restaurador bioativo para melhorar a interface adesiva e diminuir a susceptibilidade á cárie secundária e consequentemente proporcionar maior longevidade do tratamento restaurador se faz necessário verificar a possibilidade de agregar a CS no sistema adesivo. Dessa forma o objetivo do presente estudo é verificar a viabilidade de agregar a CS em diferente forma no sistema adesivo sistema adesivo avaliando grau de conversão, sorção e solubilidade em diferentes soluções, molhabilidade do sistema, resistência à Flexão e Módulo de Elasticidade. Serão sintetizados 3 tipos de quitosana (nanopartículas, fosforilada e modificada por metacrilato) para serem adicionadas a um adesivo experimental autocondionante e a um comercial. Após a síntese e a caracterização da quitosana, diferentes concentrações serão acrescidas nos sistemas adesivos e então analisadas as propriedades físicas e químicas dos produtos obtidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MANSO, ADRIANA P.; DE MORAIS, DAYANA C.; YAMAMOTO, KAYOKO; OWEN, GETHIN; MARINS DE CARVALHO, RICARDO; PALMA-DIBB, REGINA G.. ffects of prolonged use of over-the-counter bleaching agents on enamel: An in vitro stud. MICROSCOPY RESEARCH AND TECHNIQUE, v. 85, n. 3, . (17/19229-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.