Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do uso de proteínas nas propriedades de barreiras de partículas produzidas por spray drying

Processo: 17/14271-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Ana Silvia Prata
Beneficiário:Bruna Barbon Paulo
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/03291-2 - Efeitos do uso de proteínas nas propriedades de barreira de partículas produzidas por spray drying, BE.EP.DR
Assunto(s):Spray drying   Microencapsulação   Liberação controlada de fármacos

Resumo

A operação de microencapsulação por spray dryer é frequentemente aplicada para flavors¸ corantes naturais e óleos oxidáveis para protegê-los contra a volatilização e a oxidação. Apesar do uso com sucesso em muitas aplicações, a retenção de tais compostos é normalmente avaliada caso a caso, sem o conhecimento da efetiva melhoria das propriedades de barreira em função dos componentes de formulação utilizados. Em filmes comestíveis, que possuem mesma formulação base que as partículas, a influência dos componentes individuais sobre as propriedades de barreira já é bem elucidada. No entanto, devido à dificuldade de análises, estas informações não foram validadas para sistemas particulados. Neste projeto, realizado em parceria com o Prof. Dr. Gary Reineccius (Univ. Minnesota), é proposta a investigação da influência do recheio (fase lipídica) e da parede sobre as propriedades de barreira das partículas e sobre retenção do ativo. Diferentes classes de agentes de superfícies (gelatina, isolado proteico de soro de leite e amido modificado) serão misturados à maltodextrina (MD) para avaliar sua influência sobre a permeação ao oxigênio e à migração de compostos voláteis. Para tal avaliação dois óleos serão utilizados como princípio ativo: um óleo fixo susceptível à oxidação (óleo de peixe) e um óleo volátil (óleo essencial de laranja). A determinação das propriedades de barreira é o grande desafio do projeto. Serão determinadas a permeação ao vapor d´agua e ao oxigênio em filmes de mesma composição que as partículas e estes dados serão correlacionados com medidas de espaço vazio e mobilidade molecular das partículas, determinadas por meio de ensaios de espectroscopia de vida de aniquilação de pósitrons (PALS), porosidade, microscopia, DSC, difração de raio-x e indiretamente através da estabilidade oxidativa e ensaios de liberação.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAULO, BRUNA BARBON; ALVIM, IZABELA DUTRA; REINECCIUS, GARY; PRATA, ANA SILVIA. Performance of oil-in-water emulsions stabilized by different types of surface-active components. COLLOIDS AND SURFACES B-BIOINTERFACES, v. 190, . (17/14271-7, 09/54137-1, 17/15410-0)
PAULO, BRUNA BARBON; DE OLIVEIRA JUNIOR, FERNANDO DIVINO; ALVIM, IZABELA DUTRA; PRATA, ANA SILVIA. Warburg's method as a simple tool for measuring oxygen uptake in spray-dried emulsions. FOOD STRUCTURE-NETHERLANDS, v. 25, . (17/14271-7, 17/15410-0)
PAULO, BRUNA BARBON; ALVIM, IZABELA DUTRA; REINECCIUS, GARY; PRATA, ANA SILVIA. Barrier properties of spray-dried emulsions containing flavorings or unsaturated triglycerides. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 142, . (17/14271-7, 17/15410-0, 19/03291-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PAULO, Bruna Barbon. Efeitos do uso de proteínas nas propriedades de barreiras de partículas produzidas por spray drying. 2021. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.