Busca avançada
Ano de início
Entree

Kuña Reko: as mulheres e a política, a cosmologia e o parentesco entre os Guarani

Processo: 17/09129-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Marcio Ferreira da Silva
Beneficiário:Lauriene Seraguza Olegário e Souza
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Parentesco   Povos indígenas   Mulheres   Cosmologia indígena
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cosmologia | Etnologia indígena | Guarani-Ñandeva | mulheres | Parentesco | Política | Mulheres Guarani

Resumo

Esta pesquisa tem como objeto a relação das mulheres com a cosmologia, a política e o parentesco, em áreas de retomadas territoriais promovidas pelos Guarani, e como focos etnográficos privilegiados as Aldeias de Ypo´i, Potrero Guasu e Yvy Katu e as Reservas Porto Lindo e Pirajuí, em Mato Grosso do Sul. A hipótese central é a de que as retomadas, para além da recuperação do patrimônio territorial e ambiental usurpado, mobilizam reconfigurações nos planos do parentesco, da cosmologia e das formas de troca de conhecimentos. Tais retomadas reúnem parentes, até então confinados em reservas, favorecendo a circulação de narrativas sobre o passado, a recuperação de práticas de sociabilidade e a reativação de formas cerimoniais e vínculos com divindades, assim como a produção e uso de objetos rituais, alimentos e remédios. Um aspecto notável desses processos de recuperação territorial é a presença significativa de mulheres, como sujeitos imprescindíveis na produção de um "local tradicional apropriado para a existência" (tekoha) e, em alguns casos, como líderes desses processos. A palavra nativa que designa as retomadas é tekoharã (literalmente, tekoha + rã, sufixo de futuro) que, nos casos observados, também sugere a ideia de reativação de um espaço antigo, do qual os Guarani foram retirados, e cujo reerguimento requer a rearticulação de um coletivo. O objetivo desta pesquisa é situar as mulheres ou, mais exatamente, o "modo de ser mulher" (kuña reko) nessas retomadas, a partir das relações por elas estabelecidas e da produção e circulação de conhecimento que tais relações promovem, conectando figurações sociais atuais e passadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Lauriene Seraguza Olegário e. As Donas do Fogo: política e parentesco nos mundos guarani. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.