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Mediação, direitos humanos, gênero e cidadania: políticas educacionais, concepções e ações em escolas públicas estaduais paulistas e espanholas

Processo: 17/21711-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 25 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 24 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Beneficiário:Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo
Pesquisador Anfitrião: Fernando Marhuenda Fluixa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universitat de València, Espanha  
Assunto(s):Direitos humanos   Cidadania   Escola pública
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Humanos | Educação | Escolas Públicas | Gênero | Mediação escolar | Gênero e Direitos Humanos

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo conhecer a proposta e as ações da Mediação em escolas públicas do Brasil e da Espanha. Outro objetivo é conhecer a concepção de educação em direitos humanos e para a cidadania, além de constatar se gênero está presente na proposta de Mediação e no currículo oficial do Estado de São Paulo e da Espanha, das escolas de Ensino Fundamental e Médio. A pesquisa será realizada em escolas públicas estaduais, em Marilia (SP), na cidade de São Paulo, e em escolas públicas de Valência (ES). Pretendemos investigar se e como a comunidade escolar, em seu Projeto Político Pedagógico, aborda os temas e se fazem referência ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, de 2006, e às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, de 2012, no caso das escolas brasileiras e os documentos nacionais, locais e das escolas espanholas. Pretendemos, também, investigar quais são as ocorrências que têm maior incidência nas escolas para verificar se estão relacionadas a gênero ou diversidade sexual. As escolas serão selecionadas pelo critério de ter o/a profissional responsável pela mediação. Desta forma, optou-se pela realização de uma investigação de caráter qualitativo, pela possibilidade de aproximação com as características específicas de cada Unidade Escolar. Para sua realização faremos uso dos seguintes instrumentos metodológicos: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica, entrevistas semi-estruturadas e observação no cotidiano das escolas. Teremos como respondentes a Supervisão, o/a Diretor/a, a Coordenação e Mediadores/as, docentes e estudantes. Quanto à pesquisa documental, procederemos à leitura e análise do Projeto Político Pedagógico e de documentos institucionais que se referem ao currículo oficial, bem como daqueles que referem-se às atribuições da mediação nas escolas dos dois países.

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