Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de oscilações modais assíncronas em cabos pesados protendidos

Processo: 17/12779-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 20 de junho de 2022
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo Nigro Mazzilli
Beneficiário:Eduardo Ascenso Reis Ribeiro
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/12858-3 - Assincronia modal: aplicação em sistemas de coleta de energia, BE.EP.DD
Assunto(s):Dinâmica das estruturas   Oscilação (mecânica dos sólidos)   Cabos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:localização | Modos de vibrar assíncronos | Oscilações modais assíncronas | Dinâmica das Estruturas

Resumo

O conceito de assincronia em sistemas dinâmicos não é único. De fato, encontram-se na literatura diversos exemplos em que oscilações são ditas assíncronas, em contextos variados, dificutando a definição de uma descrição geral do fenômeno. No âmbito da análise de vibrações modais, alguns trabalhos sugerem que a assincronia poderia estar relacionada a diferenças de fase entre deslocamentos e velocidades generalizados em sistemas não lineares. Contudo, publicações recentes mostram que modos de vibrar assíncronos são possíveis mesmo em sistemas lineares mais simples, com poucos graus de liberdade (g.l.), onde a assincronia é vista sob a perspectiva da localização, isto é, quando parte da estrutura permanece em repouso durante a oscilação modal. Neste aspecto, o "Estudo de oscilações modais assíncronas em cabos pesados protendidos" propõe-se a investigar o fenômeno da assincronia por meio da localização em diversos modelos: de baixa hierarquia (reticulados com três g.l.), de média hierarquia (reticulados com muitos g.l.) e de alta hierarquia (cascas cilíndricas). Resultados preliminares mostram que modos de vibrar assíncronos são possíveis nas duas primeiras classes de modelos, desde que as propriedades mecânico-geométricas das estruturas sejam adequadadmente escolhidas. A descoberta de modos assíncronos em modelos de hierarquia mais alta, além de ser um passo adiante na definição de um conceito geral para assincronia, será de grande valia no campo prático. Acredita-se que o domínio do fenômeno da assincronia em estruturas complexas permitirá, por exemplo: projetar estruturas mais seguras contra sismos e impactos (p.ex.: usinas nucleares, salas de cirurgias, pontes, edifícios altos e afins), reduzindo ou mesmo eliminando a necessidade de custosos sistemas de controle; coletar energia elétrica a partir da concentração de energia cinética em parte de um sistema; aperfeiçoar a amplificação de sinais em microssensores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO, EDUARDO A. R.; MAZZILLI, CARLOS E. N.; LENCI, STEFANO. Influence of Geometric Nonlinearities on the Asynchronous Modes of an Articulated Prestressed Slender Structure. JOURNAL OF VIBRATION AND ACOUSTICS-TRANSACTIONS OF THE ASME, v. 141, n. 2, . (17/12779-3)
MENDES, BRENO A. P.; MAZZILLI, CARLOS E. N.; RIBEIRO, EDUARDO A. R.. Energy harvesting in a slender-rod model with modal asynchronicity. NONLINEAR DYNAMICS, v. 99, n. 1, SI, p. 611-624, . (17/12779-3)
MENDES, BRENO A. P.; MAZZILLI, CARLOS E. N.; RIBEIRO, EDUARDO A. R.. Energy harvesting in a slender-rod model with modal asynchronicity. NONLINEAR DYNAMICS, v. 99, n. 1, p. 14-pg., . (17/12779-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.