Busca avançada
Ano de início
Entree

Conservação de abelhas e o serviço de provisão utilizando a perspectiva da paisagem para alcançar uma meta em comum

Processo: 17/19411-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de setembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Jean Paul Walter Metzger
Beneficiário:Adrian David González Chaves
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/23457-6 - Projeto interface: relações entre estrutura da paisagem, processos ecológicos, biodiversidade e serviços ecossistêmicos, AP.BTA.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/06330-6 - Cobertura florestal e isolamento afetam a produtividade anual do café na região da Mata Atlântica, BE.EP.DR
Assunto(s):Mata Atlântica   Ecologia da paisagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Configuração da paisagem | Mata Atlântica | Serviço de polinização | Ecologia da paisagem

Resumo

O manejo da paisagem focada em aumentar a provisão de serviços ecossistêmicos para aumentar a produtividade agrícola não garante a conservação da biodiversidade, dado que uma pequena porção da diversidade de espécies consegue prover o serviço. No entanto, os serviços ecossistêmicos são usualmente estimados em escalas locais enquanto a conservação da biodiversidade depende na disponibilidade de habitat em escalar maiores, ou regionais. O presente trabalho tem como intuito entender a capacidade dos fragmentos florestais de prover o serviço de polinização ao mesmo tempo de conservar biodiversidade, mediante o analise da configuração da paisagem numa escala regional. O sistema de estudo será o bioma Mata Atlântica inteiro, considerando a cultura de café e o serviço de polinização no nível de bioma pela primeira vez. O presente trabalho pretende avaliar a contribuição relativa da riqueza de polinizadores na provisão do serviço e na produtividade do café. Também esperamos identificar, na escala de bioma, se áreas prioritárias pra conservação da biodiversidade protegem e proveem alta riqueza de polinizadores que contribuem pra a produtividade do café. Finalmente, vamos avaliar como as mudanças climáticas afetaram a distribuição dos polinizadores e a adequabilidade do café, e como isso vai afetar a capacidade das áreas prioritárias para conservação da biodiversidade de garantir a provisão de polinizadores e do serviço de polinização. Para estimar a contribuição do serviço de polinização aos plantios de café, no nível de bioma e independentemente das variáveis climáticas, vamos considerar mapas de uso da terra e de cobertura para calcular a configuração e a composição da paisagem dos plantios de café e dos entornos no nível de município para comparar com a produtividade das duas espécies de café que apresentam diferenças na dependência à polinização. Para avaliar se as áreas prioritárias para conservação da biodiversidade podem prover alta riqueza de polinizadores e contribuir mais para a produtividade de café, vamos comparar a desempenho dos modelos que consideram os fragmentos prioritários para biodiversidades com o resto dos fragmentos. Finalmente modelaremos a distribuição futura dos plantios de café e da riqueza de polinizadores de acordo com diferentes cenários de mudança climática para estimar a produtividade futura e assim determinar áreas prioritárias futuras para provisão de polinizadores e do serviço e polinização.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (6)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PASHKEVICH, MICHAEL DAVID; D'ALBERTAS, FRANCISCO; ARYAWAN, ANAK AGUNG KETUT; BUCHORI, DAMAYANTI; CALIMAN, JEAN-PIERRE; CHAVES, ADRIAN DAVID GONZALEZ; HIDAYAT, PURNAMA; KREFT, HOLGER; NAIM, MOHAMMAD; RAZAFIMAHATRATRA, APPOLINAIRE; et al. Nine actions to successfully restore tropical agroecosystems. TRENDS IN ECOLOGY & EVOLUTION, v. 37, n. 11, p. 13-pg., . (17/19411-1, 18/22881-2)
GONZALEZ-CHAVES, ADRIAN; CARVALHEIRO, LUISA G.; GARIBALDI, LUCAS A.; METZGER, JEAN PAUL. ositive forest cover effects on coffee yields are consistent across region. JOURNAL OF APPLIED ECOLOGY, v. 59, n. 1, . (17/19411-1, 13/23457-6, 18/06330-6)
MOREAUX, CELINE; MEIRELES, DESIREE A. L.; SONNE, JESPER; BADANO, I, ERNESTO; CLASSEN, ALICE; GONZALEZ-CHAVES, ADRIAN; HIPOLITO, JULIANA; KLEIN, ALEXANDRA-MARIA; MARUYAMA, PIETRO K.; METZGER, JEAN PAUL; et al. The value of biotic pollination and dense forest for fruit set of Arabica coffee: A global assessment. AGRICULTURE ECOSYSTEMS & ENVIRONMENT, v. 323, . (13/23457-6, 17/19411-1)
GONZALEZ-CHAVES, ADRIAN DAVID; CARVALHEIRO, LUISA GIGANTE; PIFFER, PEDRO RIBERO; D'ALBERTAS, FRANCISCO; GIANNINI, TEREZA CRISTINA; VIANA, BLANDINA FELIPE; METZGER, JEAN PAUL. Evidence of time-lag in the provision of ecosystem services by tropical regenerating forests to coffee yields. ENVIRONMENTAL RESEARCH LETTERS, v. 18, n. 2, p. 11-pg., . (13/23457-6, 17/19411-1, 18/06330-6, 18/22881-2)
D'ALBERTAS, FRANCISCO; GONZALEZ-CHAVES, ADRIAN; BORGES-MATOS, CLARICE; DE ALMEIDA PACIELLO, VITOR ZAGO; MARON, MARTINE; METZGER, JEAN PAUL. Private reserves suffer from the same location biases of public protected areas. Biological Conservation, v. 261, . (13/23457-6, 18/22881-2, 17/26684-4, 17/19411-1)
METZGER, JEAN PAUL; VILLARREAL-ROSAS, JARAMAR; SUAREZ-CASTRO, ANDRES F.; LOPEZ-CUBILLOS, SOFFA; GONZALEZ-CHAVES, ADRIAN; RUNTING, REBECCA K.; HOHLENWERGER, CAMILA; RHODES, JONATHAN R.. Considering landscape-level processes in ecosystem service assessments. Science of The Total Environment, v. 796, . (18/06330-6, 17/50015-5, 17/19411-1, 13/23457-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CHAVES, Adrian David González. Manejo da paisagem ao longo da Mata Atlântica para garantir o serviço de polinização e a conservação da biodiversidade. 2022. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.