Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do cultivo de Chlorella sorokiniana em fotobiorreator flat panel e colheita para sua utilização como fertilizante

Processo: 17/14620-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Daniel
Beneficiário:Luan de Souza Leite
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/01218-3 - Mecanismo envolvido na floculação alcalina de Chlorella sorokiniana e sua validação em água negra, BE.EP.MS
Assunto(s):Tratamento de águas residuárias   Colheita   Fertilidade do solo   Fertilizantes biológicos   Algas   Chlorella sorokiniana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biofertilizante | Chlorella sorokiniana | Colheita | Tratamento de Águas Residuárias

Resumo

As algas estão presentes em quase todos os ambientes aquáticos, o que as tornam um dos organismos mais característicos da Terra. Nos últimos anos diversos usos foram propostos, entre eles, a utilização na agricultura como biofertilizante e no tratamento terciário do esgoto. Em um cenário de uma demanda crescente de alimentos e da diminuição da fertilidade do solo, devido ao uso indiscriminado de fertilizante sintético, as microalgas surgem como uma possibilidade mais saudável e sustentável para a atividade agrícola. Nesse contexto, a presente pesquisa visa estudar experimentalmente formas de otimizar a produção da microalga Chlorella sorokiniana, em um fotobiorreator (FBR) do tipo "flat panel", utilizando águas negras simuladas (mistura de esgoto sanitário e dejetos de suínos), além da colheita da biomassa gerada, com o emprego de coagulantes naturais e sintéticos, por meio da coagulação, floculação, flotação e centrifugação. Com a pesquisa, propõe fomentar a discussão sobre o uso da biomassa como fertilizante, valorizando as águas residuárias como fonte de nutrientes, em um país que se destaca no cenário internacional na venda de commodities. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas (5)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEITE, LUAN DE SOUZA; HOFFMANN, MARIA TERESA; DANIEL, LUIZ ANTONIO. Coagulation and dissolved air flotation as a harvesting method for microalgae cultivated in wastewater. JOURNAL OF WATER PROCESS ENGINEERING, v. 32, . (13/50351-4, 17/14620-1)
LEITE, LUAN DE SOUZA; DANIEL, LUIZ ANTONIO. Optimization of microalgae harvesting by sedimentation induced by high pH. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 82, n. 6, p. 1227-1236, . (13/50351-4, 17/14620-1)
LEITE, LUAN DE SOUZA; DOS SANTOS, PRISCILA RIBEIRO; DANIEL, LUIZ ANTONIO. Microalgae harvesting from wastewater by pH modulation and flotation: Assessing and optimizing operational parameters. Journal of Environmental Management, v. 254, . (13/50351-4, 17/14620-1)
LEITE, LUAN DE SOUZA; HOFFMANN, MARIA TERESA; DANIEL, LUIZ ANTONIO. Microalgae cultivation for municipal and piggery wastewater treatment in Brazil. JOURNAL OF WATER PROCESS ENGINEERING, v. 31, . (13/50351-4, 17/14620-1)
DE OLIVEIRA, GABRIELA LAILA; ERBETTA SUEITT, ANA PAULA; DOS SANTOS, PRISCILA RIBEIRO; LEITE, LUAN DE SOUZA; DANIEL, LUIZ ANTONIO. Removal of protozoan (oo)cysts and bacteria during microalgae harvesting: Outcomes from a lab-scale experiment. Chemosphere, v. 286, n. 3, . (17/14620-1, 15/02073-0, 12/50522-0, 13/50351-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEITE, Luan de Souza. Cultivo de Chlorella sorokiniana em mistura de esgoto sanitário e suíno e separação da biomassa por sedimentação e flotação por ar dissolvido (FAD). 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.