Busca avançada
Ano de início
Entree

Benefícios da educação e exercício aplicados por fisioterapeutas para pessoas com dor femoropatelar: (beep) estudo piloto

Processo: 17/23096-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 10 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 09 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Fábio Mícolis de Azevedo
Beneficiário:Marcella Ferraz Pazzinatto
Supervisor: Christian Barton
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Local de pesquisa: La Trobe University, Austrália  
Vinculado à bolsa:16/19784-0 - A alteração na modulação do reflexo-h é um fator de risco para dor femoropatelar?, BP.DR
Assunto(s):Educação   Fisioterapia   Exercício físico   Joelho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dor Femoropatelar | Educação | Exercício | Joelho | Fisioterapia

Resumo

INTRODUÇÃO: A dor femoropatelar (DFP) é a segunda desordem mais comum da extremidade inferior em centros esportivos e ortopédicos. O tratamento a base de exercícios foi relatado como bem sucedida para o curto prazo, enquanto os resultados a longo prazo permaneceram pobres. Um possível motivo para esta falta de eficácia a longo prazo pode incluir o não cumprimento dos princípios aceitos de prescrição e especificidade do exercício. No entanto, não está claro se esta terapia de exercícios deve seguir os princípios específicos de prescrição de exercícios e especificidade de treinamento ou pode ser fornecida por um fisioterapeuta em um formato online mais simples para serem efetivos. OBJETIVO: Neste contexto, esse projeto irá comparar o efeito de 2 intervenções diferentes de fisioterapia (programa de exercícios de 12 semanas e programa de educação de 12 semanas) sobre o nível de dor, função e o limiar pressórico de dor (LPD) em pessoas com dor femoropatelar. MÉTODOS: trinta participantes com DFP passarão por uma avaliação inicial (dor, função e limiar pressórico de dor). Em seguida, serão randomizados em dois grupos: grupo de exercícios aplicados por fisioterapeutas (8 sessões supervisionadas), no qual serão submetidos a treinamento de resistência progressiva de 12 semanas; e grupo de educação administrado por fisioterapeuta (8 sessões supervisionadas), no qual receberão acesso on-line a uma plataforma de educação do paciente. Eles serão assistidos por um fisioterapeuta através de consultas via Skype. Uma nova avaliação será feita imediatamente após as intervenções. O pior nível de dor na semana anterior será avaliado usando a escala analógica visual; A função será avaliada através de questionários validados; O LPD será avaliado usando um algômetro de pressão, no joelho e no cotovelo. A pontuação de dor, função e LPD serão comparadas entre períodos de tempo (avaliação inicial e avaliação pós-intervenção) e entre grupos usando uma análise mista de variância. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAZZINATTO, MARCELLA F.; SILVA, DANILO DE OLIVEIRA; WILLY, RICHARD W.; AZEVEDO, FABIO M.; BARTON, CHRISTIAN J.. Fear of movement and (re)injury is associated with condition specific outcomes and health-related quality of life in women with patellofemoral pain. PHYSIOTHERAPY THEORY AND PRACTICE, v. 38, n. 9, p. 10-pg., . (16/11665-1, 17/23096-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.