Busca avançada
Ano de início
Entree

Reestruturação financeira e lógicas espaciais dos bancos na Espanha: os canais digitais de autoatendimento e suas repercussões nos ritmos de expansão de fixos bancários.

Processo: 17/22185-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Márcio Antonio Cataia
Beneficiário:Juliana Santos de Oliveira
Supervisor no Exterior: Angel Pueyo Campos
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Zaragoza, Espanha  
Vinculado à bolsa:16/12115-5 - As lógicas espaciais do setor bancário: processos de modernização, dinâmicas econômicas e práticas espaciais no Município de Campinas - SP, BP.MS
Assunto(s):Geografia urbana   Espanha

Resumo

Com a pesquisa proposta neste projeto temos a intenção de dar continuidade as investigações realizadas, no Brasil e na Espanha, durante a graduação. Nosso objetivo é compreender as repercussões dos processos de inovação, com a introdução dos canais de autoatendimento bancário, nos ritmos de expansão e nas lógicas espaciais dos fixos bancários, assim como nas práticas dos usuários de bancos na Espanha - em cidade a ser elencada -, considerando o contexto de reestruturação financeira desencadeado no período pós-crise (2007-2008). Assim, buscaremos analisar as lógicas espaciais que se consolidaram durante o processo de reestruturação bancária e como este processo tem sido impactado pela disseminação do uso e dos investimentos nos canais digitais, contribuindo para o fechamento de fixos bancários e para novas práticas dos usuários no uso do tempo e do espaço na cidade. Portanto, a pesquisa tratará de ampliar os horizontes da pesquisa realizada no Brasil, sobretudo com a construção de análises comparativas entre os processos de inovação recentes e suas implicações nos ritmos de expansão, nas lógicas espaciais e nas práticas dos usuários do sistema bancário em uma cidade na Espanha e em Campinas no Brasil.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)