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Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa

Processo: 17/21084-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Denise de Freitas
Beneficiário:Lívia Caroline César Dias
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01972-4 - Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa., AP.R
Assunto(s):Formação de professores   Professores   Material didático   Métodos de ensino   Ensino de ciências   Educação escolar básica

Resumo

Assumindo a necessidade de uma educação científica crítica e reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de um modelo de sociedade mais justa social e ambientalmente, este projeto tem como objetivo construir uma ferramenta avaliativa que permita analisar práticas, materiais didáticos e processos educativos na educação básica e na formação de professores das ciências. No marco dos estudos CTSA e do Paradigma da Complexidade, será desenvolvida uma ferramenta e metodologia de avaliação que priorize a análise sistêmica. A pesquisa será desenvolvida em cinco fases: 1) levantamento bibliográfico para aprofundamento dos aportes teórico-metodológicos dos referenciais da educação científica na perspectiva CTSA e da Teoria da Complexidade, construindo um quadro teórico de referência para a construção da ferramenta metodológica; 2) aplicação do método Delphi junto a um painel de especialistas das áreas de educação em ciências e educação ambiental, para identificar saberes, competências, conhecimentos, práticas, dentre outros considerados fundamentais para o desenvolvimento de uma educação científica crítica e reflexiva; 3) elaboração de indicadores que comporão a ferramenta de avaliação para diagnosticar a situação atual do ensino de ciências na educação básica e na formação de professores de ciências; 4) aplicação da ferramenta para avaliar materiais didáticos de ciências e práticas e processos no âmbito de um curso de licenciatura em ciências e em um programa oficial de educação ambiental na educação básica; 5) sistematização dos resultados para divulgação do diagnóstico junto à área de educação em ciências e elaboração de um quadro de referência para melhoria do ensino e da formação de professores. (AU)

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