Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise sobre a produção intergeracional da violência intrafamiliar contra crianças: um estudo de casos múltiplos

Processo: 17/18640-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alex Sandro Gomes Pessoa
Beneficiário:Jaqueline Knupp Medeiros
Instituição-sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Crianças   Família   Violência   Violência na família

Resumo

Por violência intrafamiliar intergeracional entende-se o ciclo da reprodução de práticas tóxicas e coercitivas que são naturalizadas e passadas de geração em geração dentro de um núcleo familiar. De acordo com a literatura, caso inexistam recursos protetivos e intervenções assertivas com as vítimas, a probabilidade de reprodução de a violência intrafamiliar ocorrer tende a aumentar consideravelmente. Partindo destas constatações, este projeto de pesquisa tem como objetivo averiguar a configuração e os modos de funcionamento da rede de apoio social e afetiva presentes na infância de adultos que praticaram violência contra criança e adolescente. A pesquisa será qualitativa, em período transversal e a partir da modalidade de estudo de casos múltiplos. O trabalho de campo será realizado com três adultos, de ambos os sexos, que violaram direitos de seus filhos, por meio da violência física, psicológica e negligência/abandono. Os participantes são atendidos em um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de um município de médio porte do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, serão utilizados três instrumentos: a Entrevista Sobre o Passado dos Pais (ESPP), o Genograma e o Ecomapa. Todas as etapas, incluindo os diálogos estabelecidos a partir da construção do Ecomapa e Genograma, serão gravadas em aparelho digital e, posteriormente, submetidas ao processo de transcrição na íntegra. A interpretação dos dados será realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos nessa investigação podem trazer indicadores mais precisos sobre a reprodução da violência intrafamiliar, bem como subsidiar um debate sobre modelos de intervenções que podem ser direcionados para casos similares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDEIROS, JAQUELINE K.; PESSOA, ALEX S. G.; BARBOSA, AMANDA F.; LIEBENBERG, LINDA. `Hitting to Teach is One Thing, but to Hurt is a Different Thing, isn't it?': Understanding Cycles of Intergenerational Violence within Families. JOURNAL OF FAMILY ISSUES, . (17/18640-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.