Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do lítio sobre o tamanho telomérico em neurônios corticais e hipocampais tratados com beta amiloide

Processo: 17/14418-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Orestes Vicente Forlenza
Beneficiário:Rafael Martins Themoteo
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Lítio   Doença de Alzheimer   Neurônios   Estresse oxidativo   Neurociências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:beta-amilóide | Doença de Alzheimer | neurônios | telômeros | Neurociência

Resumo

A doença de Alzheimer (DA) é caracterizada pela deposição de agregados do peptídeo beta-amiloide (A²) e da proteína Tau hiperfosforilada no tecido nervoso, que compromete as funções neurais, com repercussões sobre a cognição e o comportamento. Uma das hipóteses fisiopatológicas desse processo envolve o aumento do estresse oxidativo e consequente encurtamento do tamanho dos telômeros. Os telômeros são considerados um "relógio biológico" das células nesses tecidos, e o seu encurtamento associa-se à senescência precoce, tanto de neurônios quanto de células da glia. Evidências de benefícios do uso de lítio em modelos de DA têm sido demonstradas em diversos estudos. Acredita-se que várias vias sejam modificadas por esse metal. Entre elas uma que é responsável pela diminuição na produção de espécies reativas de oxigênio (ROS), abrindo caminho para uma possível via de redução do estresse oxidativo sob as células neuronais e mantendo suas funções fisiológicas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ROCHA, NICOLE KEMBERLY R.; THEMOTEO, RAFAEL; BRENTANI, HELENA; FORLENZA, ORESTES V.; DE PAULA, VANESSA DE JESUS RODRIGUES. Neuronal-Glial Interaction in a Triple-Transgenic Mouse Model of Alzheimer's Disease: Gene Ontology and Lithium Pathways. FRONTIERS IN NEUROSCIENCE, v. 14, . (17/14418-8, 11/19892-3, 16/01302-9, 09/52825-8, 18/08621-8, 14/50873-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: gei-bv@fapesp.br.