Bolsa 17/17986-7 - Biologia celular, Quimioprevenção - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação do efeito da Synadenium grantii na inibição de proliferação de células tumorais de mama

Processo: 17/17986-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biologia Geral
Pesquisador responsável:Wagner Ricardo Montor
Beneficiário:Julia Salles Oliveira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biologia celular   Quimioprevenção   Neoplasias   Neoplasias mamárias   Proliferação celular   Látex
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biologia celular | câncer | Proliferação celular | Quimioprevenção | Synadenium grantii | Proliferação celular

Resumo

Synadenium grantii popularmente conhecida como "leiterinha" ou "janaúba" é uma planta arbustiva euforbiácea, nativa da região oeste da África, que é predominantemente encontrada em regiões tropicais e úmidas; rica em compostos biologicamente ativos como flavonoides, alcaloides, lecitinas, ésteres, terpenos e outros. Em algumas regiões do Brasil a população usa 18 gotas do látex dessa planta em 1L de água para o tratamento de doenças gástricas, alergias e câncer. Um princípio ativo do látex (3,4,12,13-tetraacetilforbol-20-fenilacetato) já foi identificado como um raro forbol diterpeno éster responsável pelo efeito antiproliferativo em linhagens celulares tumorais de gliomas, rins, pulmão e em câncer de mama triplo-negativo, além do mesmo também já ter se mostrado citotóxico e antitumoral para linhagens representativas de melanoma B16F10. Nosso objetivo é avaliar as propriedades antiproliferativas do látex desta planta em linhagens celulares representativas de câncer de mama, visto que este é o segundo tipo de câncer mais comum entre mulheres no mundo, onde MCF-7, representa um carcinoma menos agressivo; e MDA-MB231, representa um adenocarcinoma triplo-negativo que não possui tratamento específico, avaliando curvas de crescimento, viabilidade celular, migração e morte, formação de espécies reativas de oxigênio e também o papel da via de hedgehog na inibição de proliferação induzida por Synadenium grantii, já que esta via é uma via de sinalização responsável pela proliferação e diferenciação celular que vem sendo associada com pior prognóstico de câncer de mama triplo-negativo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO DE MELO, FABIANA HENRIQUES; OLIVEIRA, JULIA SALLES; BRESSANI SARTORELLI, VIVIANI OLIVASTRO; MONTOR, WAGNER RICARDO. Cancer Chemoprevention: Classic and Epigenetic Mechanisms Inhibiting Tumorigenesis. What Have We Learned So Far?. FRONTIERS IN ONCOLOGY, v. 8, . (17/17986-7, 17/04352-0)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.