Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenho molecular e síntese de novos inibidores de cruzaína com atividade tripanocida

Processo: 17/17386-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Montanari
Beneficiário:Lorenzo Cianni
Supervisor: Jurgen Bajorath
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Eberhard Karls Universität Tübingen, Alemanha  
Vinculado à bolsa:16/07946-5 - Síntese e atividade tripanossomicida de potenciais inibidores covalentes reversíveis da enzima cruzaína, BP.DD
Assunto(s):Química médica   Tripanossomicidas   Doença de Chagas   Trypanosoma cruzi
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cathepsin L | Chagas Disease | cruzain | cysteine proteases | Trypanocidal agents | Trypanosoma cruzi | Química Medicinal

Resumo

A cruzaína é um alvo estabelecido para a identificação de novos agentes tripanocidas, mas quão boas são as correlações in vitro/in vivo para compostos ativos? Este projeto visa o desenvolvimento de modelos computacionais para a predição das propriedades de inibidores de cruzaína que são assassinos de Trypanosoma cruzi. Analisaremos sistematicamente as relações estrutura-atividade (SARs), visualizamos SARs, exploramos a similaridade molecular e prevemos novos compostos ativos. Os conjuntos de dados compreenderão os inibidores da cruzina ChEMBL e uma seleção de agentes tripanocidas que agem matando as formas infecciosas de T. cruzi Tulahuen, CL-Brener e Y. Vamos calibrar uma série de inibidores de cruzaína com assassinos de T. cruzi para identificar propriedades comuns Que caracterizam a semelhança de drogas representada em muitos inibidores de cruzaínos estabelecidos. Em seguida, tentaremos correlacionar isso com a evidência de que muitos inibidores de cruzaína de alta afinidade não são agentes tripanocidas contra T. cruzi. A modelagem computacional conduzirá à síntese de novos agentes tripanocidas projetados com base neste trabalho - isto é, compostos com uma ação impressa sobre a cruzaína que pode matar T. cruzi. Também tentaremos alcançar a seletividade desses inibidores em relação a outras proteases de cisteína, como a catepsina L. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIANNI, LORENZO; LEMKE, CARINA; GILBERG, ERIK; FELDMANN, CHRISTIAN; ROSINI, FABIANA; ROCHO, FERNANDA DOS REIS; RIBEIRO, JEAN F. R.; TEZUKA, DAIANE Y.; LOPES, CARLA D.; DE ALBUQUERQUE, SERGIO; et al. Mapping the S1 and S1' subsites of cysteine proteases with new dipeptidyl nitrile inhibitors as trypanocidal agents. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 14, n. 3, . (13/18009-4, 17/17386-0, 16/07946-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.