Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do comportamento de duas diferentes texturizações de superfície na osteogênese peri-implantar em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) e tratados com losartan

Processo: 17/16912-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Cirurgia Buco-maxilo-facial
Pesquisador responsável:Roberta Okamoto
Beneficiário:Jaqueline Silva dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Losartan   Implantes dentários   Osso e ossos   Metabolismo ósseo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:implantes dentais | losartan | Shr | tecido ósseo | Cirurgia Buco-Maxilo-Facial

Resumo

O objetivo deste estudo será investigar a dinâmica do metabolismo ósseo da interface osso/implante em ratos SHR que terão a instalação de implantes com duas diferentes texturizações de superfície, e analisar como o tratamento com losartan pode influenciar no padrão de resposta do tecido ósseo. Materiais e Métodos: 48 ratos machos serão utilizados, sendo 24 naturalmente hipertensos (SHR) e 24 normotensos (Wistar). Será realizada a cirurgia para instalação de um implante de superfície texturizada, Neoporos e Acqua, em cada tíbia do animal, ou seja, dois implantes de superfícies por animal. As análises serão divididas de acordo com os grupos e subgrupos: Análise I- as tíbias (n=6) serão utilizadas para a análise por escaneamento microtomográfico; Análise II- as tíbias (n=6) serão submetidas ao processo de descalcificação para inclusão em parafina e confeccionadas à lâminas com cortes semi-seriados que serão utilizados para análise imunoistoquímica com anticorpos para o fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF), osteoprotegerina (OPG), ativador do receptor nuclear kappa B ligante (RANKL) e osteocalcina (OC); parte das lâminas dos tecidos descalcificados serão utilizadas para análise histológica em que será avaliada a qualidade do tecido ósseo, a maturação, o processo inflamatório e a morfologia celular. Todos os resultados quantitativos serão submetidos à análise estatística adotando-se um nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIEL MULINARI-SANTOS; JAQUELINE SILVA DOS SANTOS; LETÍCIA PITOL PALIN; ANA CLÁUDIA ERVOLINO DA SILVA; CRISTINA ANTONIALI; LEONARDO PEREZ FAVERANI; ROBERTA OKAMOTO. Losartan improves alveolar bone dynamics in normotensive rats but not in hypertensive rats. Journal of Applied Oral Science, v. 27, . (17/16912-0, 17/23082-3, 16/03245-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.