Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da multirresistência aos antibióticos de bactérias isoladas de efluente hospitalar e domiciliar: determinação da sobrevida ao tratamento de esgoto e de enzimas inativadoras de antibióticos

Processo: 17/10723-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Susana Segura Muñoz
Beneficiário:Guilherme Sgobbi Zagui
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Esgotos sanitários   Microbiologia   Farmacorresistência bacteriana   Antibióticos   Estações de tratamento de água   Remoção de contaminantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bactérias resistentes | Esbl | esgoto | Kpc | Saúde Pública | Microbiologia

Resumo

Antibióticos podem estar presentes no esgoto, pois são excretados pelos fluídos corporais de usuários desses medicamentos e caracterizar este ambiente como seletivo para bactérias multirresistentes. As estações de tratamento de esgoto visam a remoção de contaminantes químicos e microrganismos, no entanto podem representar um reator de troca gênica e favorecer a resistência aos antibióticos e ao tratamento de esgoto empregado. A ²-lactamase de espectro-estendido (ESBL) e a Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) compreendem um grupo de enzimas que degradam potentes antibióticos o que representa um sério problema de saúde pública mundial. Nesse contexto, o presente estudo visa a identificação de bactérias multirresistentes Gram-negativas no esgoto hospitalar e doméstico, bem como a sobrevida das bactérias ao tratamento de esgoto e a determinação fenotípica de ESBL e KPC. O processo de identificação dará pelo isolamento de bactérias em meios Ágar MacConkey, Salmonella-Shigella, Cetremide e TCBS, e por provas bioquímicas dos kits Bactray (Laborclin®). A partir da identificação será realizado o antibiograma com os antibióticos ampicilina, amoxicilina, cefotaxima, cefoxetina, cefpodoxima, ceftazidima, ciprofloxacina, cloranfenicol, ertapenem, gentamicina, imipenem, meropenem, rifampicina, sulfazotrim e tetraciclina. A identificação fenotípica de ESBL e KPC será, respectivamente, pelo método de disco-difusão e teste de Hodge modificado. Espera-se encontrar bactérias da família Enterobacteriaceae, com maior prevalência de Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae e Pseudomonas aeruginosa resistentes a ²-lactâmicos e carbapenêmicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ZAGUI, GUILHERME SGOBBI; DE ANDRADE, LEONARDO NEVES; MOREIRA, NATALIA COLUMBARO; SILVA, THAIS VILELA; MACHADO, GABRIEL PINHEIRO; DA COSTA DARINI, ANA LUCIA; SEGURA-MUNOZ, SUSANA INES. Gram-negative bacteria carrying beta-lactamase encoding genes in hospital and urban wastewater in Brazil. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT, v. 192, n. 6, . (17/10723-0)
G. S. ZAGUI; K. A. A. TONANI; B. M. FREGONESI; G. P. MACHADO; T. V. SILVA; L. N. ANDRADE; D. ANDRADE; S. I. SEGURA-MUÑOZ. Esgoto de hospital terciário como reservatório de bactérias expressando o fenótipo MDR no Brasil. Brazilian Journal of Biology, v. 82, . (17/10723-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZAGUI, Guilherme Sgobbi. Avaliação da multirresistência a antibióticos e produção de ESBL e carbapenemases em bacilos gram-negativos de efluente hospitalar e urbano. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.