Busca avançada
Ano de início
Entree

Triagem de novos inibidores da AOX voltadas para Moniliophthora perniciosa, patógeno do cacaueiro

Processo: 17/12852-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Gonçalo Amarante Guimarães Pereira
Beneficiário:Mario Ramos de Oliveira Barsottini
Supervisor: Anthony Lennox Moore
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa: University of Sussex (US), Inglaterra  
Vinculado à bolsa:14/15339-6 - Caracterização da inibição da enzima oxidase alternativa (AOX) por amidas aromáticas e desenvolvimento de uma plataforma high-throughput screening para a busca de novos inibidores da AOX do fungo Moniliphthora perniciosa, BP.DR
Assunto(s):Moniliophthora perniciosa   Inibidores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cacaueiro | Enzima Oxidase Alternativa | inibidores | Moniliophthora perniciosa | Bioquímica

Resumo

O cacaueiro fornece a matéria-prima para a produção de chocolate, cuja demanda global cresce anualmente. Apesar da sua importância, as fazendas de cacau, localizadas principalmente em regiões equatoriais do globo, sofrem grandes perdas de produção devido ao ataque de patógenos fúngicos. O Brasil já foi um grande exportador de cacau, configurando-se como o segundo maior produtor mundial. No entanto, a chegada da doença de Vassoura de Bruxa no início da década de 1990 levou as fazendas brasileiras ao colapso. Após quase 30 anos, o Brasil não se recuperou totalmente desse cenário. A Vassoura de Bruxa é causada pelo fungo basidiomiceto Moniliophthora perniciosa e, até o momento, não existe uma maneira efetiva de controlar esse patógeno. No entanto, a enzima mitocondrial Oxidase Alternativa (MpAOX) foi identificada como um importante fator de virulência e sobrevivência, sendo portanto considerada um alvo molecular relevante para o desenvolvimento de novos fungicidas. O grupo de pesquisa do Dr. Anthony Moore tem uma base sólida na caracterização da enzima AOX de vários organismos, e está atualmente desenvolvendo novos inibidores da AOX com atividade antifúngica. Assim sendo, este projeto tem como objetivo caracterizar a MpAOX recombinante e avaliar o efeito dos inibidores do Dr. Moore sobre esta enzima. Isto será útil no desenvolvimento de novos métodos para controlar M. perniciosa, bem como contribuirá para um estudo detalhado das AOXs de fungos de potenciais inibidores.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARSOTTINI, MARIO R. O.; COPSEY, ALICE; YOUNG, LUKE; BARONI, RENATA M.; CORDEIRO, ARTUR T.; PEREIRA, GONCALO A. G.; MOORE, ANTHONY L.. Biochemical characterization and inhibition of the alternative oxidase enzyme from the fungal phytopathogen Moniliophthora perniciosa. COMMUNICATIONS BIOLOGY, v. 3, n. 1, . (17/12852-2, 14/15339-6, 15/07653-5, 17/13319-6, 16/10498-4)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.