Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise de flutter incluindo amortecimento linear equivalente

Processo: 17/15337-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de novembro de 2017
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Gustavo Luiz Chagas Manhães de Abreu
Beneficiário:Daniel Lima Rodrigues
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Aeroelasticidade   Aeronaves   Amortecimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:amortecedor não-linear | Atuadores em Modo de Falha | Flutter | linear equivalente | superfícies de controle | Aeroelasticidade

Resumo

Durante o desenvolvimento de uma nova aeronave diversas são as análises requeridas pelas agências de certificação. Entre essas análises destacam-se pela relevância as de estabilidade aeroelástica, com requisitos que podem afetar o projeto de atuadores de superfícies de controle, massa total da aeronave, podendo até restringir o envelope de voo. Neste sentido, a análise de flutter é um tópico de extrema importância. Com a presente proposta de pesquisa se pretende estudar o problema de flutter para a seção típica de dois graus de liberdade incluindo amortecimento linear equivalente para representar amortecedores não-lineares, em particular o viscoso e o magnetoreológico. Estes amortecedores oferecem elevada capacidade de dissipação de energia, com aplicações em áreas da engenharia como suspensão automotiva. No entanto, envolvem modelos físico matemáticos de significativa complexidade para descrição da força de amortecimento ao longo tempo. Assim, a representação destes dispositivos por modelos lineares equivalentes implica em importante simplificação nos processos de análise, inclusive para cálculo de flutter usando os métodos consagrados no domínio da frequência reduzida. As análises serão realizadas no domínio da frequência utilizando uma abordagem por iterações, similarmente a formulação do método pk. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES, DANIEL L.; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D.. On the stiffness and damping characteristics of magnetorheological dampers and their implications for flutter analysis. ENGINEERING RESEARCH EXPRESS, v. 2, n. 1, p. 18-pg., . (18/25194-6, 17/15337-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.