Busca avançada
Ano de início
Entree

A influência do nível de atividade física no curso clínico da dor lombar aguda

Processo: 17/12246-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Diego Giulliano Destro Christofaro
Beneficiário:Fernanda Gonçalves Silva
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ortopedia   Estudos longitudinais   Atividade física   Prognóstico   Dor lombar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Física | Dor lombar aguda | Estudo longitudinal | prognóstico | Ortopedia

Resumo

A dor lombar não específica, definida quando não é possível identificar uma causa anatomopatológica, é a forma mais comum da dor lombar. A dor lombar não específica pode ser definida como dor aguda quando os sintomas se apresentam com uma duração menor do que seis semanas. A lombalgia é considerada como a principal causa de limitação e ausência no trabalho. Estima-se que cerca de 90% dos pacientes retornam ao trabalho dentro de três meses, no entanto muitos continuam a apresentar recorrência e/ou a persistência dos sintomas. Apesar da evidências atuais não serem capazes de dar suporte à um fator causal específico responsável pela ocorrência dos episódios iniciais de dor lombar, sabe-se que fatores físicos e psicossociais possuem um papel importante na surgimento e persistência desta condição. A dor lombar aguda é multifatorial portanto é imprescindível seu entendimento a fim de predizer a sua influencia na transição para um quadro crônico. Pouco se sabe sobre os níveis de atividade física e os fatores individuais de pacientes com dor lombar aguda e se estes estão associados com desfecho de dor e incapacidade, portanto o estudo tem como objetivo investigar se pacientes com dor lombar aguda alteram o seu nível de atividade física ao longo de 3 e 6 meses, analisar a capacidade do nível de atividade física, fatores individuais e psicossociais em predizer os desfechos de dor, incapacidade e recuperação do paciente após 3 e 6 meses. Os pacientes serão recrutados e avaliados a partir de instrumentos de medida objetiva e subjetiva para atividade física, dor, incapacidade, presença de comorbidades, medo de movimento, depressão, comportamento sedentário e dados antropométricos no follow up de 3 e 6 meses. Os dados serão analisados a partir de regressões lineares univariadas e multivariadas para análise de predição dos desfechos clínicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AZEVEDO, BRUNA RABELO; OLIVEIRA, CRYSTIAN B.; ARAUJO, GIULIA MARCONDES D.; SILVA, FERNANDA G.; DAMATO, TATIANA M.; PINTO, RAFAEL Z.; CHRISTOFARO, DIEGO G. D.. Is There Equivalence Between the Electronic and Paper Version of the Questionnaires for Assessment of Patients With Chronic Low Back Pain?. SPINE, v. 45, n. 6, p. E329-E335, . (17/21336-8, 16/03826-5, 17/12246-5)
ARAUJO, GIULIA M. D.; PINTO, RAFAEL Z.; AZEVEDO, BRUNA R.; SILVA, FERNANDA G.; DAMATO, TATIANA M.; GRANDE, GUILHERME D.; CHRISTOFARO, DIEGO G. D.; OLIVEIRA, CRYSTIAN B.. Measurement Properties of the Sedentary Behavior Questionnaire in Patients with Chronic Nonspecific Low Back Pain. PM&R, v. 13, n. 3, . (17/12246-5, 16/03826-5, 17/21336-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Fernanda Gonçalves. A influência do nível de atividade física no curso clínico da dor lombar aguda. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.