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A mediação da informação em unidades educacionais de países da união europeia com foco em grupos que demonstram especificidades culturais de leitura de mundo

Processo: 17/14603-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 11 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 10 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Oswaldo Francisco de Almeida Júnior
Beneficiário:Heloá Cristina Camargo de Oliveira
Supervisor: Jose Antonio Frias Montoya
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Local de pesquisa: Universidad de Salamanca (USAL), Espanha  
Vinculado à bolsa:16/08053-4 - A natureza da mediação da informação sob uma visão fenomenológica, BP.DR
Assunto(s):Mediação da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biblioteconomia | Ciência Da Informação | Leitura de Mundo | Mediação da Informação | Mediação da Informação

Resumo

Este projeto tem por objetivo central analisar aspectos da mediação da informação em países da União Europeia, em especial a Espanha, buscando identificar e entender como o conceito é trabalhado nesses países de forma prática em unidades educacionais focando grupos com especificidades culturais de leitura de mundo. Em meio a diferentes discussões sobre abordagens da mediação dentro da Ciência da Informação (CI), encontra-se uma lacuna que impacta em possíveis ampliações e aplicações desse conceito. Espera-se abordar um contexto mais amplo de análise da mediação da informação e o entendimento de como grupos com especificidades culturais podem ser beneficiados ou prejudicados por mediações de leitura de mundo, entendendo o papel de unidades educacionais nesse aspecto e, principalmente, da Ciência da Informação. A pesquisa será composta por duas etapas de coleta de dados: bibliográfica e etnográfica, realizadas com o apoio da Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha, com duração total de um ano de trabalho. A etapa etnográfica seguirá a orientação do Interacionismo Simbólico, uma abordagem dinâmica com pressupostos que envolvem aspectos de significação, simbologia, e importância das interações sociais. A análise dos resultados bibliográficos será ancorada na Análise Textual Discursiva, e os relatórios serão descritos com base na fenomenologia. Acredita-se que esta pesquisa possibilitará à área (CI) integrar discussões e investigações em diferentes espaços (europeu e brasileiro), e fortalecerá as já firmadas parcerias entre Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' / FAPESP / Universidad d Salamanca.

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