Busca avançada
Ano de início
Entree

Voltando às raízes: política, corpo e consumo na valorização dos cabelos cacheados e crespos

Processo: 17/08760-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Isadora Lins França
Beneficiário:Marcella Uceda Betti
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Estudos de gênero   Consumo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consumo | diferença | Gênero | interssecionalidades | Política | Estudos de Gênero

Resumo

O objetivo geral deste projeto é investigar os processos de subjetivação e produção de identidades relacionados a gênero, raça, política e estética, elegendo como recorte empírico o mercado de beleza para cabelos crespos e cacheados e a produção de discursos que valorizam estes tipos de cabelos. Atualmente crespas e cacheadas estão abandonando os alisamentos e passando pelo processo de transição capilar e pelo big chop. Para estas mulheres, o cabelo não é somente um elemento estético ou um objeto de preocupação individual, adquirindo relevância política na medida em que se situa como um aspecto importante da construção de identidades na intersecção entre gênero e raça. São colocadas em cena questões como a celebração de uma ancestralidade africana, o enfrentamento do racismo, o empoderamento feminino e a contestação de padrões sociais sentidos como artificiais e opressores. Neste sentido, estética é política, e os discursos sobre o cabelo e sua manipulação evidenciam muito mais que a aplicação de técnicas e a escolha de produtos, apontando para processos de subjetivação e de produção de identidades. A metodologia da pesquisa compreende a realização de etnografia multilocalizada, em contextos online - grupos de Facebook, blogs e canais do YouTube - e em salões de cabeleireiro, eventos do mercado da beleza e encontros organizados por crespas e cacheadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BETTI, Marcella Uceda. Voltando às raízes: política, corpo e consumo na valorização dos cabelos cacheados e crespos. 2022. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.