Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação do fator de crescimento insulina símile-I e citocinas Th1 e Th2 na infecção de macrófago murino por Leishmania (Leishmania) amazonensis

Processo: 17/02959-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Hiro Goto
Beneficiário:Fernanda Narangeira de Araujo
Instituição-sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Somatomedinas   Citocinas   Macrófagos   Interações hospedeiro-parasita   Leishmania mexicana

Resumo

Na infecção por Leishmania, ao lado da resposta imune específica, participam fatores inespecíficos na sua evolução como fatores de crescimento onde se inclui o fator de crescimento insulina símile-I (IGF-I). Em estudos anteriores realizados pelo grupo da Profª Drª Hiro Goto, foi demonstrado que o IGF-I extrínseco atua como promotor de proliferação e crescimento de parasitos do gênero Leishmania e age no agravamento das lesões na leishmaniose experimental. Após demonstrar que IGF-I intrínseco é abundamentemente expresso em macrófagos, realizaram-se experimentos in vitro, em macrófagos murinos infectados por Leishmania (Leishmania) major. Procedendo o silenciamento de RNA de IGF-I por RNA de interferência observaram-se que IGF-I estimula e/ou modula o efeito de citocinas Th2 (IL-4 e IL-13) e inibe e/ou modula o de citocina Th1 (IFN-g). Dados da literatura mostram, por outro lado, que há peculiaridades na interação parasito-hospedeiro dependente da espécie da Leishmania, com reflexo na evolução da infecção quanto nos efeitos dos elementos participantes da resposta imune. Neste sentido, o papel das citocinas da resposta específica na expressão do IGF-I intrínseco no contexto, na infecção por L. amazonensis, é desconhecido, assim como o resultado da interação do IGF-I e citocinas na evolução da infecção. Devido as particularidades dependente das espécies, os estudos serão voltados à avaliação da produção de IGF-I por macrófagos infectados com L. amazonensis sob efeito de citocinas Th1 e Th2 e a interação de IGF-I e citocinas no parasitismo e mecanismos de seu controle no macrófago. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
REIS, LUIZA C.; RAMOS-SANCHEZ, EDUARDO MILTON; ARAUJO, FERNANDA N.; LEAL, ARIANE F.; OZAKI, CHRISTIANE Y.; SEVILLANO, ORLANDO R.; USCATA, BERNARDINA A.; GOTO, HIRO. Pleiotropic Effect of Hormone Insulin-Like Growth Factor-I in Immune Response and Pathogenesis in Leishmaniases. JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH, v. 2021, . (14/08340-8, 19/25393-1, 18/14398-0, 17/02959-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARAUJO, Fernanda Narangeira de. Interação do fator de crescimento insulina símile-I e citocinas Th1 e Th2 na infecção de macrófago murino por Leishmania (Leishmania) amazonensis. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.