Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito adjuvante de reabilitação utilizando realidade virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral isquêmico

Processo: 16/25683-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Radiologia Médica
Pesquisador responsável:Li Li Min
Beneficiário:Alline Fernanda de Barros Camargo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07559-3 - Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia - BRAINN, AP.CEPID
Assunto(s):Acidente vascular cerebral   Rede nervosa   Reabilitação (terapêutica médica)

Resumo

O acidente vascular cerebral (AVC) é a primeira causa de incapacidade funcional em adultos. Entre as consequências funcionais mais comprometedoras para o paciente pós AVC, a fraqueza muscular de um hemicorpo é a mais prevalente, afetando a função de membros superior e inferior contralaterais à lesão encefálica. Estudos de neuroimagem demonstram que pacientes pós-AVC com sintomas motores apresentam, além de uma diminuição na conectividade motora, uma redução do número de redes funcionais. Esse comprometimento afeta não só a capacidade dos indivíduos em realizar suas atividades de vida diária de forma independente, como também sua qualidade de vida e comportamento. Assim, o tratamento preconizado para estes pacientes é multidisciplinar e global, buscando seu retorno à funcionalidade e ao máximo de independência possível. A reabilitação virtual (RV) tem mostrado resultados promissores, como adjuvante da reabilitação convencional, permitindo a realização de padrões de movimentos naturais em ambientes variados e possibilitando a ativação de redes neurais. Esta pesquisa experimental pretende avaliar a participação da RV sobre a neuroplasticidade das redes neurais e como estas se relacionam com a recuperação funcional de membro superior e marcha, em pacientes com AVC crônico, por meio da aplicação adjuvante da RV à fisioterapia convencional durante um período de 6 semanas. Espera-se, ao final desta pesquisa, observar a melhora do paciente em aspectos funcionais e também de conectividade de redes neurais, através da análise de imagens de ressonância magnética.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMARGO, Alline Fernanda de Barros. Efeito adjuvante de reabilitação utilizando realidade virtual em pacientes pós acidente vascular cerebral isquêmico. 2019. 98 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.