Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão de miRNAs em células humanas de próstata infectadas com o Zika vírus

Processo: 17/09197-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Marilia de Freitas Calmon
Beneficiário:Francielly Cristina Machado
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Vírus Zika   MicroRNAs   Saúde pública   Reprodução   Reprodução humana
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Homem | miRNA | Transmissão sexual | Vias Moleculares | Zika vírus | virologia do ZIKV e genética humana

Resumo

Os recentes surtos de infecções pelo ZIKV têm caracterizado uma preocupação de saúde pública global de longo prazo. Embora a atenção inicial à infecção por esse vírus tenha sido sua relação com doenças neurológicas, atualmente problemáticas diferentes também vem interessando pesquisadores. Uma dessas problemáticas refere-se à relação entre o ZIKV e os sistemas reprodutores humanos. Homens infectados pelo ZIKV têm apresentado presença de RNA viral no sêmen por até 6 meses após o início dos sintomas da infecção. Essa presença indica que órgãos do sistema reprodutor são potenciais reservatórios para o ZIKV. Estudos com roedores que visam identificar esses reservatórios têm indicado os testículos como os mais prováveis. Entretanto, a presença do ZIKV no líquido ejaculado de homens vasectomizados indicam que um órgão mais distal, como a próstata, também pode atuar nesse propósito. Os miRNAs são pequenos RNAs não codificantes que exercem funções regulatórias sobre a expressão gênica e que participam na modulação da resposta celular à infecção viral. Essa modulação já é documentada para vírus filogeneticamente próximos do ZIKV, nos quais se observa o aumento ou diminuição da expressão de miRNAs celulares em resposta à infecção viral. Em relação ao ZIKV foi sugerido que esse é capaz de modular algumas vias celulares, como a de biogênese de miRNA celular, porém desconhece-se quais miRNAs são alvos dessa modulação. Além disso alguns estudos têm sugerido que essa modulação pode ser cepa-especifica. Assim, a proposta desse estudo é infectar células humanas normais de próstata com as cepas africana e brasileira do ZIKV avaliando se são suscetíveis ao vírus, avaliar a expressão de miRNAs pós infecção e analisar, in silico, os genes alvos desses miRNAs e as vias celulares nas quais estão envolvidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO, FRANCIELLY CRISTINA; BITTAR, CINTIA; RAHAL, PAULA; CALMON, MARILIA FREITAS. Identification of differentially expressed miRNAs in human cells infected with different Zika virus strains. ARCHIVES OF VIROLOGY, v. 166, n. 6, . (17/09197-2, 14/22198-0, 15/16660-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.