Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito antifúngico de um nanosistema carreador de fluconazol sobre Candida albicans e Candida glabrata

Processo: 17/08976-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Douglas Roberto Monteiro
Beneficiário:Letícia Facholi Afanaci
Instituição Sede: Faculdade de Ciências da Saúde (FCSA). Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Candida glabrata   Candida albicans   Fluconazol   Nanopartículas magnéticas   Biofilmes   Prótese dentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biofilmes | Cândida Albicans | candida glabrata | fluconazol | nanopartículas magnéticas | Nanosistemas carreadores | Prótese Dentária

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo sintetizar um novo nanosistema carreador de fluconazol (FLZ) com base em nanopartículas magnéticas de óxido de ferro (NPMs) e quitosana (QTS), bem como avaliar o efeito antifúngico deste nanosistema frente aos microrganismos Candida albicans e Candida glabrata. O nanosistema será preparado através do carregamento de FLZ sobre NPMs revestidas com QTS e caracterizado por difratometria de raios-X, espectroscopia na região do infravermelho, análise termogravimétrica e microscopia eletrônica de transmissão. A concentração inibitória mínima do nanosistema FLZ-QTS-NPM capaz de inibir as cepas no estado planctônico será determinada de acordo com o método da microdiluição. Após, biofilmes das duas espécies serão formados (durante 24 horas) no fundo de poços de placas de microtitulação de 96 poços e tratados duas vezes ao dia, durante 2 dias, com diferentes concentrações do nanosistema. O efeito antibiofilme do nanosistema será avaliado por meio da contagem do número de células cultiváveis, biomassa total (ensaio de coloração com cristal violeta) e atividade metabólica (ensaio de redução do XTT). Controles apropriados serão incluídos em todas as análises. Os dados serão submetidos ao teste de normalidade e, a seguir, será aplicada análise estatística adequada para cada resultado, com nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE LIMA, TAYNARA M. T.; ARIAS, LAIS S.; AFANACI, LETICIA F.; FERRARESSE, RAPHAEL F. B.; NETO, FRANCISCO N.; DE LIMA, BRUNO H. R.; STRAIOTO, FABIANA G.; DE CAMARGO, EMERSON R.; PESSAN, JULIANO P.; MONTEIRO, DOUGLAS R.. Assembly and antifungal effect of a new fluconazole-carrier nanosystem. FUTURE MICROBIOLOGY, v. 15, n. 4, p. 273-286, . (17/24416-2, 17/08976-8, 17/08980-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.