Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação clínica do efeito de diferentes medicaçoes intracanais nos níveis de resolvinas e lipoxinas periapicais - novas perspecticas endodônticas

Processo: 16/26012-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marcia Carneiro Valera Garakis
Beneficiário:Bruna Jordão Motta Corazza
Instituição Sede: Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José dos Campos. São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Endotoxinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desinfeção | endotoxinas | Infecção endodôntica | Endodontia

Resumo

O objetivo do estudo é avaliar o efeito da terapia endodôntica com uso de diferentes medicações intracanais na desinfecção dos canais radiculares e no retorno da homeostasia através da quantificação dos mediadores lipídicos presentes no fluido periapical de dentes com infecções endodônticas primárias. Serão selecionados trinta e seis dentes unirradiculares, com infecção endodôntica primária e periodontite apical. Os dentes serão aleatóriamente divididos em 3 grupos (n=12) de acordo com a medicação intracanal a ser utilizada: G1: soro fisiológico + Ca(OH)2, G2: clorexidina, G3: clorexidina + Ca(OH)2. As amostras bacterianas e de endotoxinas serão coletadas do canal radicular, com pontas de papel estéreis e apirogênicas, para observação da atividade antimicrobiana através da contagem de unidades formadoras de colônias (UFC/mL) de microrganismos remanescentes no canal radicular e quantificação de endotoxinas (EU/mL) através do teste Limulus Amebocyte Lysate - LAL, respectivamente. O fluído intersticial será coletado e então a quantificação dos mediadores lipídicos (RvE1, RvD2, LxA4) será realizada através do teste imunoenzimático (ELISA). Os canais serão preparados com limas reciprocantes (WaveOne Gold) selecionadas de acordo com o diâmetro do canal radicular e a solução irrigante será o NaOCl 2,5%. Após o PQM os dentes serão preenchidos com as medicações intracanais de acordo com os grupos experimentais. Quatorze dias após, os canais serão reinstrumentados e novas coletas serão realizadas. Os resultados serão analisados e submetidos a testes estatísticos (P <0.05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORAZZA, B. J. M.; MARTINHO, F. C.; KHOURY, R. D.; TOIA, C. C.; OROZCO, E. I. F.; PRADO, R. F.; MACHADO, F. P.; VALERA, M. C.. Clinical influence of calcium hydroxide and N-acetylcysteine on the levels of resolvins E1 and D2 in apical periodontitis. International Endodontic Journal, v. 54, n. 1, p. 61-73, . (16/26012-3, 18/01703-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORAZZA, Bruna Jordão Motta. Avaliação clínica do efeito de diferentes medicações intracanais nos níveis de resolvinas e lipoxinas periapicais: novas perspectivas endodônticas. 2018. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Ciência e Tecnologia. São José dos Campos São José dos Campos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.