Busca avançada
Ano de início
Entree

O Receptor do PAF na repopulação tumoral induzida por Radioterapia

Processo: 17/08904-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Pesquisador responsável:Sônia Jancar
Beneficiário:Ildefonso Alves da Silva Junior
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/16281-5 - Mecanismos moleculares do eixo PAF/PAFR na repopulação tumoral após radioterapia, BE.EP.PD
Assunto(s):Macrófagos   Radioterapia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fator Ativdador de Plaquetas (PAF) | Macrófagos | Radioterapia | Repopulação tumoral | Imunologia de Tumores

Resumo

Entre os tratamentos contra o câncer, a radioterapia representa uma forma efetiva de controlar localmente a doença, porém apresenta uma desvantagem importante que é a possibilidade de induzir o fenômeno de repopulação tumoral, onde as células tumorais que resistem ao tratamento entram em proliferação exacerbada, ocasionando a recidiva do tumor de forma mais agressiva e resistente aos recursos terapêuticos. Evidências recentes sugerem a participação do mediador lipídico "Fator Ativador de Plaquetas" (PAF) neste fenômeno. O PAF atua através de um receptor acoplado à proteína G (PAFR), expresso nas células tumorais e também em macrófagos associados a tumores (TAMs). Foi demonstrado que a irradiação leva a geração de uma série de fosfolipídeos oxidados que atuam como agonistas do PAFR no microambiente tumoral. Sabe-se que a ativação do PAFR induz a sobrevivência e proliferação das células tumorais. Adicionalmente, a ativação de PAFR em macrófagos reprograma-os para um perfil pro-tumorigênico. Assim, nossa hipótese de trabalho será avaliar se ligantes de PAFR produzidos no microambiente tumoral irradiado contribuem para o fenômeno da repopulação tumoral através da ativação do PAFR tanto nas células tumorais quanto nos macrófagos. Esta hipótese será investigada em modelo inovador de esferoide tumoral (3D), utilizando células tumorais humanas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA-JUNIOR, ILDEFONSO ALVES; DALMASO, BARBARA; HERBSTER, SUELLEN; LEPIQUE, ANA PAULA; JANCAR, SONIA. Platelet-activating Factor receptor ligands Protect Tumor cells from radiation-induced cell Death. FRONTIERS IN ONCOLOGY, v. 8, . (17/08904-7)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.