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A iconografia da Missa de São Gregório: imagem e realismo eucarístico na França do final da Idade Média

Processo: 17/03068-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de março de 2022
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Luiz Cesar Marques Filho
Beneficiário:Doglas Morais Lubarino
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/18048-3 - A iconografia da Missa de São Gregório na França: imagens e realismo eucarístico no final da Idade Média, BE.EP.DR
Assunto(s):Liturgia   Eucaristia   Iconografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eucaristia | iconografia | Imagens medievais | Liturgia | História das Imagens Medievais

Resumo

Apesar de comum nas imagens tardo-medievais, o tema iconográfico da Missa de São Gregório é ainda pouco conhecido e estudado. Essa iconografia figura um milagre eucarístico ocorrido durante uma missa: a aparição de Cristo, em geral estigmatizado e chagado, a São Gregório Magno. Essas imagens frequentemente apresentam também os instrumentos da Paixão, denominados Arma Christi. O milagre representado nessas imagens, juntamente com os Arma Christi e com a característica representação crística, evidencia-nos que a reprodução dessa iconografia buscou uma ligação entre o sacramento do pão e a Paixão de Cristo. Segundo a bibliografia especializada sobre a temática, tal associação tratava-se de um esforço eclesiástico de afirmar a presença real de Cristo no sacramento eucarístico. Há um número significativo dessas representações em pinturas murais e em painéis que foram produzidas na França e que, malgrado a grande oportunidade de estudos, não foram objeto de pesquisas detalhadas. Desse modo, é nosso objetivo analisar tal iconografia a partir de um corpus de imagens constituído por pinturas murais e retabulares produzidas entre os séculos XIV e XV. Com base na análise desse corpus, além do cotejamento com fontes históricas textuais e com a bibliografia especializada, investigaremos como essas imagens relacionam-se com o processo de afirmação do realismo eucarístico em seu contexto de produção e exposição no final da Idade Média. (AU)

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