Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de processos metabólicos regulados pelo complexo mTOR em podócitos

Processo: 17/06222-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Niels Olsen Saraiva Câmara
Beneficiário:Raphael Jose Ferreira Felizardo
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Nefrologia   Serina-treonina quinases TOR   Insuficiência renal crônica   Proteínas quinases ativadas por AMP
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ampk | doença renal crônica | mtor | Podocitopatia | Nefrologia

Resumo

A nefropatia diabética (ND) é uma das principais causas de doença renal crônica (DRC) que leva o paciente ao estado terminal. Uma das principais características dessa condição é o dano da barreira de filtração glomerular (BFG) que leva a albuminúria. Os danos à BFG estão associados à perda ou disfunção dos podócitos, um dos principais componentes que participam da seletividade da BFG e mantem a homeostase glomerular. Podócitos expostos a altos níveis de glicose, como visto na NF, alteram seu estado metabólico e o modo de obtenção de energia. A manutenção das funções celulares demanda altos gastos energéticos, enquanto alterações na bioenergética ativam cascatas de sinalização de que governam importantes processos celulares. A literatura descreve que a alteração na produção de ATP e AMP modulam, via AMPK, a ativação dos complexos mTOR. O complexo mTOR são quinases associadas a uma ampla gama de processos biológicos, entre eles a síntese proteica e a homeostase dos podócitos. No entanto, os eventos que relacionam a variação bioenergética dependente da ativação de mTOR e a síntese de proteínas vitais para a homeostase dos podócitos ainda são pouco compreendidas. Neste projeto, nós propomos investigar a hipótese de que o sistema de regulação energética, via mTOR/AMPK, está associado a regulação da síntese de proteínas importantes para biologia e manutenção do podócitos e fundamental para a integridade funcional da BFG. Para isso, iremos isolar podócitos de camundongos deficientes em Raptor, Rictor e AMPK e analisar a importância dessas proteínas na variação bioenergética dos podócitos assim como na organização do citoesqueleto frente a altas concentrações de glicose. Esperamos que os resultados evidenciem a participação dos complexos mTORC1 e mTORC2 na regulação das variações metabólicas e na manutenção da estrutura dos podócitos durante a ND.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FELIZARDO, R. J. F.; WATANABE, I. K. M.; DARDI, PATRIZIA; ROSSONI, L. V.; CAMARA, N. O. S.. The interplay among gut microbiota, hypertension and kidney diseases: The role of short-chain fatty acids. PHARMACOLOGICAL RESEARCH, v. 141, p. 366-377, . (12/15205-4, 17/06222-6, 17/05264-7, 12/02270-2, 16/08907-3)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.