Busca avançada
Ano de início
Entree

John R. Commons: Goodwill do Trabalho e Barganha Coletiva

Processo: 17/07136-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Teoria Econômica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Sebastião Neto Ribeiro Guedes
Beneficiário:Rodrigo Constantino Jeronimo
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Economia institucional

Resumo

John Rogers Commons foi um dos mais proeminentes economistas do trabalho nos Estados Unidos no final do século XIX e início do século XX, ocupando papel de destaque no ramo heterodoxo da economia denominado Escola Institucionalista. As reflexões do autor sobre o capitalismo moderno e a sua tentativa de criar uma teoria volitiva do valor, ou Teoria do Valor Razoável são, não somente atuais, mas fontes de reflexões teóricas para o pensamento econômico. A partir de sua teoria do valor razoável derivada do desenvolvimento capitalista, John Rogers Commons dá destaque para o papel do trabalho e seu goodwill, visto que o autor considera este último como sendo a alma de uma corporação. O caráter reformista de Commons quanto ao fortalecimento da legislação trabalhista e da representação sindical e sobre uma organização da ralação capital x trabalho tornam a sua obra cada vez mais atual e pertinente às discussões da conjuntura capitalista atual. Tais evidências sobre o papel do trabalho na teoria econômica do valor de Commons apontam para uma fonte teórica rica e para a necessidade de aprofundar a investigação da abordagem clássica do trabalho como parte fundamental do desenvolvimento capitalista. O presente projeto surge a partir da oportunidade de examinarmos mais a fundo a teoria estudada no trabalho de iniciação científica do bolsista, uma vez que este buscava identificar como Commons percebeu e incorporou as novas formas de riqueza capitalista em sua teoria econômica do valor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RIBEIRO GUEDES, SEBASTIAO NETO; JERONIMO, RODRIGO CONSTANTINO. A Concept of Two Authors: Commons and Williamson on Transactions. JOURNAL OF INTERDISCIPLINARY ECONOMICS, AUG 2021. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JERONIMO, Rodrigo Constantino. Trabalho e barganha coletiva : uma abordagem commonsiana sobre o sindicalismo brasileiro. 2019. 112 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.