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Análise de resposta rajada considerando folga e atrito em superfície de controle

Processo: 17/08008-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Douglas Domingues Bueno
Beneficiário:Larissa Drews Wayhs Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/23348-6 - Uma avaliação crítica da técnica de Hénon's para resolver problemas de aeroelasticidade com folga e atrito em superfície de controle, BE.EP.IC
Assunto(s):Atrito   Dinâmica de voo   Controle de aeronaves   Aeroelasticidade de aeronaves
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Atrito | folga | não linearidades em superfície de controle | resposta à rajada | Aeroelasticidade

Resumo

Sabe-se que a presença de efeitos não-lineares nos sistemas aeroelásticos pode alterar de forma importante a dinâmica de voo. Em particular, folgas e atrito nas superfícies de controle podem inclusive implicar em alterações na estabilidade dos veículos aéreos, resultando até mesmo em restrições de envelope de voo. Neste contexto, este trabalho compreende um estudo das respostas aeroelásticas à rajada em uma seção típica de três graus de liberdade considerando folga e atrito na superfície de controle. As análises serão feitas no domínio do tempo considerando a técnica de Hénon para integração numérica e, portanto, será possível discutir os efeitos destas não linearidades na dinâmica do sistema. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WAYHS-LOPES, LARISSA DREWS; DOWELL, EARL H.; BUENO, DOUGLAS D.. Influence of friction and asymmetric freeplay on the limit cycle oscillation in aeroelastic system: An extended Henon's technique to temporal integration. JOURNAL OF FLUIDS AND STRUCTURES, v. 96, . (18/23348-6, 18/25194-6, 17/08008-1)

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