Busca avançada
Ano de início
Entree

Parâmetros para estimativa populacional de veados do gênero Mazama

Processo: 17/00331-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:José Maurício Barbanti Duarte
Beneficiário:Amanda Rosa da Silva
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Veados   Defecação   Fezes   Mata Atlântica   Mazama

Resumo

Avaliar o tamanho de populações é essencial para a conservação, porém monitorar a densidade populacional de algumas espécies pode ser desafiador devido à sua elusividade. No caso dessas espécies são utilizados métodos indiretos de estimativa de densidade, dentre eles, a contagem de pilhas fecais, (Fecal Standing Crop - FSC), que leva em conta a taxa de defecação diária da espécie e a taxa de degradação das fezes para se estimar a densidade populacional. O objetivo deste trabalho é definir os parâmetros básicos para se utilizar o método FSC com segurança na estimativa populacional de espécies de veados do gênero Mazama. Para isso propõe-se a obtenção da taxa de defecação diária dos cervídeos do gênero Mazama, bem como o tempo de persistência das fezes no ambiente. Para se obter estes parâmetros serão observados animais em cativeiro, com a finalidade de se obter o número de defecações diárias. O tempo de persistência das fezes será estimado pela disposição e observação periódica de 120 amostras fecais, abrangendo diferentes ambientes. Para uma maior eficiência na busca pelas fezes em situações reais de campo, utiliza-se um cão farejador. Dessa forma, será realizado um experimento para calcular a eficiência de busca do mesmo. Com este trabalho espera-se obter a taxa de defecação diária específica para cada espécie do gênero Mazama, bem como o tempo que as amostras persistem no ambiente, e a eficiência de busca do cão, para que assim seja possível delinear parâmetros básicos de utilização do método FSC em estudos de densidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, MARCIO LEITE; GROTTA-NETTO, FRANCISCO; DE FARIA PERES, PEDRO HENRIQUE; VOGLIOTTI, ALEXANDRE; BROCARDO, CARLOS RODRIGO; CHEREM, JORGE JOSE; LANDIS, MARIANA; PAOLINO, ROBERTA MONTANHEIRO; FUSCO-COSTA, ROBERTO; GATTI, ANDRESSA; et al. lusive deer occurrences at the Atlantic Forest: 20 years of survey. MAMMAL RESEARCH, v. 67, n. 1, . (14/09300-0, 17/00331-8, 17/02200-8, 15/25742-5)
DA SILVA, AMANDA R.; DE OLIVEIRA, MARCIO L.; DUARTE, JOSE M. B.. Incorporating the sampling effectiveness of detection dogs in the faecal standing crop method. EUROPEAN JOURNAL OF WILDLIFE RESEARCH, v. 66, n. 4, . (17/00331-8, 15/25742-5)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.