Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunização de camundongos LDLr-/- com peptídeos miméticos da LDL eletronegativa: uma potencial estratégia terapêutica para a aterosclerose

Processo: 17/06568-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de maio de 2021
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Dulcineia Saes Parra Abdalla
Beneficiário:Gustavo Luis Tripodi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/13598-8 - Imunometabolismo como nova abordagem no desenvolvimento de "adjuvantes naturais" para indução de respostas reguladoras, BE.EP.DR
Assunto(s):Imunização   Aterosclerose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aterosclerose | imunização | LDL eletronegativa | peptídeos mimotopo | Aterosclerose

Resumo

Introdução: Dentre as diversas formas modificadas da lipoproteína de baixa densidade (LDL), a LDL eletronegativa [ LDL (-) ] é uma subfração modificada endogenamente que contribui para o processo aterosclerótico, modulando a resposta inflamatória. Considerando que a porção proteica da LDL (ApoB-100) é alvo de auto anticorpos, peptídeos derivados deste antígeno têm sido investigados para o desenvolvimento de uma estratégia terapêutica na aterosclerose. Peptídeos mimotopos da LDL (-) mimetizam a conformação de epítopos da ApoB-100 expostos após modificações da LDL que ocorrem no organismo, sendo assim, candidatos para serem utilizados em imunização visando a ateroproteção. Justificativa: Recentemente, nosso grupo mapeou por phage display dois peptídeos mimotopos da LDL (-) humana, denominados p1A3 e p2C7, que representam microdomínios conformacionais da ApoB-100 e que modulam a resposta inflamatória de macrófagos. Objetivo: Investigar o efeito ateroprotetor dos peptídeos p1A3 e p2C7 através de imunização em camundongos C57BL/6 LDLr -/-, visando elucidar o efeito imunomodulatório e contribuir para o desenvolvimento futuro de uma estratégia terapêutica na aterosclerose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES, RENAN AUGUSTO; FORNARI, EVELIN; SILVA ROCHA, ANA CAROLINA; TRIPODI, GUSTAVO LUIS; DA SILVA EMERY, FLAVIO; GOULART TROSSINI, GUSTAVO HENRIQUE. Parasitic sirtuin 2 as an opportunity in drug discovery. Future Medicinal Chemistry, v. 13, n. 16, p. 1397-1409, . (17/06568-0, 13/15650-0, 17/25543-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TRIPODI, Gustavo Luis. Imunização de camundongos LDLr-/- com peptídeo mimético da LDL eletronegativa: uma potencial estratégia terapêutica para a aterosclerose. 2021. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Conjunto das Químicas (IQ e FCF) (CQ/DBDCQ) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.