Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade fotocatalítica antimicrobiana do TiO2 dopado com Nb2O5 em filmes depositados por plasma eletrolítico de oxidação na superfície de titânio comercialmente puro.

Processo: 17/00314-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Valentim Adelino Ricardo Barão
Beneficiário:Bruna Egumi Nagay
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Prótese dentária   Titânio   Biofilmes   Fototerapia   Aderência bacteriana

Resumo

A fotocatálise mediada por filmes de dióxido de titânio (TiO2) tem apresentado potencialantimicrobiano. Entretanto, o efeito fotocatalítico do TiO2 em biofilmes orais multiespécies em superfícies de titânio exposto a luz visível não foi evidenciado. Ainda, não foi demonstrado o plasma eletrolítico de oxidação (PEO) como uma técnica com potencial de produzir TiO2 dopado com pentóxido de nióbio (Nb2O5) a fim de apresentar efeito fotocatalítico sob luz visível. Portanto, oobjetivo do presente estudo será avaliar a atividade fotocatalítica antimicrobiana do TiO2 dopado com Nb2O5 em filmes depositados por PEO na superfície de titânio comercialmente puro (Ticp). Discos de Ticp com diferentes tratamentos de superfície serão utilizados: (1) usinado (controle); (2) TiO2 dopado com Nb2O5. As superfícies dos discos serão caracterizadas pela microscopia eletrônica de varredura (MEV), perfilometria e energia livre de superfície. A composição e fase dos óxidos formados na superfície serão avaliadas por meio da espectroscopia de energia dispersiva (EDS) e da difração de raios-x (DRX), respectivamente. A espectroscopia de refletância difusa no ultravioleta-visível (UV-vis) será realizada para analisar o band gap das amostras revestidas. O potencial fotocatalítico do filme de TiO2 dopado com Nb2O5 será determinado por meio da degradação do azul de metileno. A análise microbiológica será realizada com biofilmes multiespécies (48 h) composto por Streptococcus sanguinis e Actinomyces naeslundii nas diferentes superfícies do Ticp. As unidades formadoras de colônia serão quantificadas em meios seletivos (UFC/mL) após aplicação de luz visível. Imagens de MEV do biofilme formado sobre o discos Ticp serão utilizadas para investigar a organização dos microrganismos sobre cada superfície. Os dados quantitativos serão submetidos à análise estatística mais apropriada com nível de significância de 5%. O número de espécimes para cada ensaio será determinado após o estudo piloto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAGAY, BRUNA E.; DINI, CAROLINE; CORDEIRO, JAIRO M.; RICOMINI-FILHO, ANTONIO P.; DE AVILA, ERICA D.; RANGEL, ELIDIANE C.; DA CRUZ, NILSON C.; BARAO, VALENTIM A. R. Visible-Light-Induced Photocatalytic and Antibacterial Activity of TiO2 Codoped with Nitrogen and Bismuth: New Perspectives to Control Implant-Biofilm-Related Diseases. ACS APPLIED MATERIALS & INTERFACES, v. 11, n. 20, p. 18186-18202, MAY 22 2019. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.