Busca avançada
Ano de início
Entree

Conhecimento sobre o HPV e a vacina em estudantes do ensino superior

Processo: 17/03323-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Sophie Françoise Mauricette Derchain
Beneficiário:Marília Biselli Monteiro
Instituição Sede: Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM). Hospital da Mulher Professor Doutor José Aristodemo Pinotti. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças sexualmente transmissíveis   Infecções por Papillomavirus   Vacinas   Vacinação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Superior | hpv | Vacina | Doenças Sexualmente Transmissíveis

Resumo

Embora aprovada desde 2006 para uso na rede privada de saúde para meninas e mulheres e desde 2011 para ambos os sexos, é apenas em 2017 que a vacina contra HPV está sendo disponibilizada para ambos os sexos na rede pública de saúde brasileira. Dentre a população de ingressantes na universidade, composta essencialmente de indivíduos de 18 a 25 anos, muitos ainda se beneficiariam com a vacinação. A Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é uma universidade que recebe alunos de todo o território nacional, de diferentes estratos sociais, em diversos cursos caracterizando um ambiente ideal para averiguar o conhecimento sobre o HPV e sua vacina em estudantes do ensino superior. Objetivo: Avaliar 1) o conhecimento referente a fatores associados com a infecção por HPV e suas consequências, assim como a vacina contra HPV e seus efeitos protetores entre estudantes do sexo feminino e masculino do primeiro e dos últimos anos dos cursos de medicina, farmácia, fonoaudiologia, enfermagem e educação física na UNICAMP segundo algumas variáveis sociodemográficas, culturais e dos antecedentes sexuais; 2) a proporção de estudantes vacinados contra o HPV antes e durante a graduação (atitude) e 3) a intenção de tomar a vacina entre os estudantes não vacinados após preencherem o questionário (atitude); 4) a intenção de esclarecer outros jovens sobre os benefícios da vacina na sua vida acadêmica/profissional após preencher o questionário (prática). Sujeitos e métodos: para este estudo de corte transversal serão convidados um mínimo de 479 estudantes (homens e mulheres) dos cursos de medicina, farmácia, fonoaudiologia, enfermagem e educação física na UNICAMP. Após assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido os estudantes serão orientados a responder um questionário de 79 perguntas de múltipla escolha, verdadeiro e falso e de respostas curtas, entre uma e duas palavras. Serão comparados o conhecimento, atitude e prática em relação ao gênero, curso, ano do curso, controlados pelas características sociodemográficas e culturais através do teste de análise de variâncias (ANOVA). Será realizada análise de correlação bivariada e análise de correlação entre conhecimento e prática, conhecimento e atitudes, atitude e prática. Por fim, será construído um modelo de regressão linear multinomial para avaliar as correlações mencionadas anteriormente, agora controlados por associações significativas encontradas nas análises bivariadas anteriores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BISELLI-MONTEIRO, MARILIA; FERRACINI, AMANDA CANATO; SARIAN, LUIS OTAVIO; MAURICETTE DERCHAIN, SOPHIE FRANCOISE. Influence of Gender and Undergraduate Course on the Knowledge about HPV and HPV Vaccine, and Vaccination Rate among Students of a Public University. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 42, n. 2, p. 96-105, . (17/03323-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.