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Perspectivas e desafios para promoção de infraestrutura cicloviária

Processo: 17/04460-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Planejamento de Transportes
Pesquisador responsável:Antonio Nelson Rodrigues da Silva
Beneficiário:Inaian Pignatti Teixeira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/50129-5 - Designing and policy implementation for encouraging cycling and walking trips, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):17/26280-0 - As estruturas cicloviárias reduzem o estresse em ciclistas urbanos? Um estudo multinacional, BE.EP.PD
Assunto(s):Infraestrutura   Bicicletas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bicicletas | Estratégias de Planejamento | Exposição ao ruído | Infraestrutura | nível de estresse | Planejamento Cicloviário

Resumo

Atualmente, a questão da promoção ao transporte cicloviário tem aparecido em diversas áreas de conhecimento e está gerando várias abordagens sobre como as intervenções em infraestrutura podem aumentar o uso da bicicleta como modo de transporte. Nesse sentido, a ideia central dessa proposta é que intervenções no lado "hardware" dos sistemas de mobilidade - uso do solo, desenho urbano, características físicas das vias, passeios e ciclovias, disponibilidade de bicicletas públicas - são importantes para o crescimento do uso do transporte de bicicletas, mas não são suficientes para provocar uma mudança nos sistemas de mobilidade urbana. É necessário investir também em um lado "software", ligado a implementação de políticas e governança, bem como regulamentação, práticas de manutenção e provisão de informações. Desta forma, o seguinte Projeto de Pesquisa pretende determinar os aspectos do ambiente urbano e de planejamento no estado de São Paulo que influenciam o uso da bicicleta como modo de transporte e como estes aspectos podem ser otimizados para alcançar a mobilidade urbana sustentável para todos. Para isso, estão previstas, além de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo buscando: a) investigar o papel da perspectiva do usuário nas estratégias de planejamento adotadas em São Carlos e São Paulo (SP), Groningen, Amsterdam e Houten (Holanda) e Londres (Inglaterra); e b) medir exposição ambiental de ciclistas em locais selecionados nesses municípios. Os resultados da pesquisa de campo permitirão realizar uma análise conjunta das estratégias de planejamento (a) com os impactos nos usuários (b), buscando identificar práticas positivas e negativas para o estímulo ao uso da bicicleta. Dessa forma, espera-se estabelecer uma série de recomendações relacionadas a políticas para a promoção do transporte cicloviário, que poderão servir como diretrizes para inclusão desse modo de transporte no Planejamento Urbano, de Transportes e da Mobilidade.

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEIXEIRA, INAIAN PIGNATTI; RODRIGUES DA SILVA, ANTONIO NELSON; SCHWANEN, TIM; MANZATO, GUSTAVO GARCIA; DORRZAPF, LINDA; ZEILE, PETER; DEKONINCK, LUC; BOTTELDOOREN, DICK. Does cycling infrastructure reduce stress biomarkers in commuting cyclists? A comparison of five European cities. JOURNAL OF TRANSPORT GEOGRAPHY, v. 88, p. 16-pg., . (15/50129-5, 17/04460-7, 17/26280-0)

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