Busca avançada
Ano de início
Entree

Trajetórias de engajamento de comunistas e camponeses

Processo: 17/12061-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2017
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Angela Maria Alonso
Beneficiário:Rafaela Nunes Pannain
Supervisor: Sergio Costa
Instituição Sede: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Freie Universität Berlin, Alemanha  
Vinculado à bolsa:15/21242-8 - Luta armada, sociabilidade e solidariedade: um estudo da Revolta de Trombas e Formoso e da Guerrilha do Araguaia, BP.PD
Assunto(s):Sociologia política   Movimentos sociais   Solidariedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:movimentos de alto risco | movimentos sociais | redes de sociabilidade | solidariedade | trajetórias de engajamento | sociologia política

Resumo

A partir de questões postas na proposta inicial da pesquisa e das suscitadas pela análise de diferentes fontes primárias e do trabalho de campo realizado, o objetivo deste projeto é um debate mais acurado com a literatura acadêmica que se debruçou sobre o engajamento em movimentos armados e em movimentos de alto custo e alto risco. Busco entender como a literatura tratou esse tipo de engajamento a partir dos níveis micro e mesossociológicos, presentes no projeto inicial desta pesquisa, e, igualmente, incluindo o nível macro, referente aos efeitos da repressão para a mobilização dos atores. Interessa saber em que medida essa literatura nos ajuda a explicar o engajamento de camponeses e comunistas na Revolta de Trombas e Formoso e na Guerrilha do Araguaia e como o debate dentro desse campo de estudos sobre movimentos sociais e sobre a América Latina pode contribuir para o seu entendimento, atentando para uma eventual necessidade de distintas ferramentas conceituais por conta das especificidades dos casos analisados. Ademais, este projeto entra em consonância com a iniciativa recentemente formada pelo consórcio entre Cebrap, Freie Universität e mais cinco instituições acadêmicas de pesquisa em ciências humanas, o Instituto Merian - América Latina. Além de estabelecer e estreitar esses vínculos institucionais, o foco desta pesquisa nos laços de solidariedade entre comunistas e camponeses dialoga com a temática geral de preocupações do Instituto, que nasce voltado para analisar os padrões e os tipos de convivialidade de diversos atores e grupos sociais, culturais, políticos, religiosos etc.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAFAELA N. PANNAIN. A caminho do Araguaia: três trajetórias militantes. Sociologias, v. 23, n. 57, p. 300-325, . (17/12061-5, 15/21242-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.