Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise comparativa de discursos: a popularização científica no canal brasileiro Nerdologia e no canal americano SciShow

Processo: 17/02791-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2017
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Língua Portuguesa
Pesquisador responsável:Sheila Vieira de Camargo Grillo
Beneficiário:Beatriz Amorim de Azevedo e Silva
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Linguística   Cultura (sociologia)   Análise do discurso   Divulgação científica   Comunicação digital   Estados Unidos   Brasil   Estudo comparativo

Resumo

O projeto a seguir visa entender a relação entre gêneros discursivos, meios de circulação e público presumido por meio da pesquisa sobre a inter-relação entre linguagem e cultura, especificamente, ao tomar como objeto os enunciados orais de divulgação científica em meio digital. Entende-se aqui que a internet é o principal meio de circulação de informações em nível global na atualidade e que os gêneros da divulgação científica são adaptáveis à situação social e ideológica predominante em determinado recorte sincrônico, por ter como característica um foco maior no seu interlocutor. Para esse fim, serão utilizados os conceitos definidos pelo Círculo de Bakhtin, cujos integrantes entendem a linguagem não só como um sistema fechado e imanente, mas sim na relação com a cultura, a ideologia e a realidade sócio-histórica em que é produzida, por meio do estudo de textos e enunciados em relação dialógica entre si, formando uma cadeia discursiva dos mais variados gêneros. Os conceitos iluminarão uma análise comparativa de vídeos de divulgação científica de dois países, a saber, Brasil e Estados Unidos, abordando o uso do discurso reportado para introduzir a voz da ciência no texto e como o meio digital e o público presumido pelos vídeos influenciam o seu modo de construção, tanto na linguagem verbal utilizada quanto na escolha dos elementos visuais, como tabelas, imagens e gráficos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BEATRIZ AMORIM DE AZEVEDO E SILVA; SHEILA VIEIRA DE CAMARGO GRILLO. Novos percursos da ciência: as modificações da divulgação científica no meio digital a partir de uma análise contrastiva. Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso, v. 14, n. 1, p. -, Mar. 2019.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.