Busca avançada
Ano de início
Entree

Indexicalidade nos casos do contingente a priori

Processo: 16/25914-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Marco Antonio Caron Ruffino
Beneficiário:Rafael Albiero Vieira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia da linguagem

Resumo

Saul Kripke, em sua discussão sobre noções metafísicas e epistêmicas às quais contingência e aprioricidade pertencem, chamou a atenção para o fato de que existem casos em que podemos ter acesso a verdades contingentes de maneira a priori, e além disso, acesso a verdades necessárias de maneira a posteriori. Esta ideia causou desconforto na tradição uma vez que mostrou que as noções de necessidade e aprioricidade não são extensionais como quase sempre se pensou: o contingente a priori constitui um paradoxo intolerável. Houve muita discussão desde que Kripke chamou atenção para este fato: por um lado, os que o interpretam como um problema normalmente argumentam que os exemplos de Kripke, quando analisados a fundo, não podem ser considerados contingente e a priori ao mesmo tempo. David Kaplan, por outro lado, não só aceita a existência de verdades deste tipo, como também acredita que uma propriedade muito interessante de sua teoria dos indexicais é a possibilidade de sentenças análogas aos exemplos do contingente a priori de Kripke. Gareth Evans também defende que existe uma relação muito íntima entre o contingente a priori e os indexicais, isto revelaria uma relação muito interessante entre a indexicalidade e o nosso conhecimento. Motivado pela afirmação de Evans, o objetivo principal deste projeto é estudar a relação entre indexicais e o contingente a priori, mais propriamente, por que os indexicais parecem necessários para os exemplos do contingente a priori? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Rafael Albiero. Indexicalidade nos casos do contingente a priori. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.