Busca avançada
Ano de início
Entree

Associação entre inflamação e uso de maconha (Cannabis sativa) em pacientes em primeiro episódio psicótico (PEP)

Processo: 17/13353-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Paulo Louzada Junior
Beneficiário:Leonardo Marques
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08216-2 - CPDI - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, AP.CEPID
Assunto(s):Maconha   Cannabis sativa   Citocinas   Inflamação   Transtornos psicóticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cannabis sativa | Inflamação | maconha | Primeiro Surto | psicose | Psiquiatria

Resumo

Acometendo milhões de pessoas no mundo, a Esquizofrenia e outros transtornos psicóticos (EOP) são considerados graves problemas de saúde, que acometem principalmente a população ao final da adolescência ou ao início da vida adulta. Estudos recentes têm apontado para um perfil inflamatório dessas moléstias, sugerindo possível desbalanço inflamatório na sua neurobiologia. Nesse contexto, a síntese e a liberação de citocinas periféricas e centrais poderiam estar associadas a alterações no funcionamento neural e na gênese dos sintomas de transtornos psiquiátricos. A instauração desse fenótipo inflamatório desbalanceado, no entanto, pode estar associada à atuação de diversos fatores de risco em fases críticas do neurodesenvolvimento, tais como o uso de Cannabis sativa. Estudos epidemiológicos sugerem uma forte associação entre o uso dessa droga e o aumento da susceptibilidade a psicoses, mas uma relação consistente de causalidade é dificultada pela presença de diversas variantes de confusão, tais como a heterogeneidade no diagnóstico de pacientes com EOP, fatores genéticos e duração dos distúrbios. Neste estudo, assim, a triangulação "Primeiro episódio psicótico (PEP), cannabis, perfil inflamatório" será investigada em contexto de controle parcial dessas variantes, com o objetivo de identificar com maior acurácia a magnitude dos efeitos da maconha sobre a neurobiologia da EOP (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CORSI-ZUELLI, FABIANA; MARQUES, LEONARDO; DA ROZA, DAIANE LEITE; LOUREIRO, CAMILA MARCELINO; SHUHAMA, ROSANA; DI FORTI, MARTA; MENEZES, PAULO ROSSI; LOUZADA-JUNIOR, PAULO; DEL-BEN, CRISTINA MARTA. The independent and combined effects of cannabis use and systemic inflammation during the early stages of psychosis: exploring the two-hit hypothesis. PSYCHOLOGICAL MEDICINE, v. N/A, p. 11-pg., . (12/05178-0, 17/13353-0, 13/11167-3, 13/08216-2, 19/13229-2, 18/07581-2)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.