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Aprendizado de ortografia: Quais são os conhecimentos explicitados por alunos do 5° ano?

Processo: 17/04339-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2017
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ana Luzia Videira Parisotto
Beneficiário:Patrícia Regina de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Língua portuguesa   Ortografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conhecimento ortográfico | ensino e aprendizagem | ortografia | Redescrição Representacional | Língua Portuguesa

Resumo

O projeto será desenvolvido no interior da linha de pesquisa "Processos formativos, Ensino e Aprendizagem", do Programa de Mestrado em Educação da FCT/UNESP. A escola, em geral, cobra dos alunos uma escrita padrão, mas não tem oportunizado situações de ensino que façam com que os alunos compreendam as regras ortográficas. Dessa forma, é possível observar que os discentes têm demonstrado dificuldades para utilizar a norma ortográfica e isso tem se refletido em todos os níveis de ensino. A defasagem dos alunos com relação à ortografia se deve, muitas vezes, às práticas escolares que têm feito com que suas dúvidas não sejam esclarecidas, já que a inserção de tarefas mecânicas no ensino não tem dado margem para que reflitam sobre o sistema ortográfico de modo a internalizarem as regras de forma consciente e explícita. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa pretende investigar o ensino/aprendizagem de ortografia a partir da análise dos erros ortográficos produzidos por alunos do 5º ano do ensino fundamental I, observando a relação existente entre o nível de explicitação de regras e a qualidade das transgressões intencionais. Os dados serão coletados por meio de ditado de palavras reais/inventadas, tarefas de transgressões intencionais, produções de textos e entrevista e serão analisados à luz das classificações das alterações ortográficas estabelecidas por Morais (2009) e com base no Modelo de Redescrição Representacional (MRR) de Karmiloff-Smith (2010), acerca dos níveis de representação do conhecimento ortográfico de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SOUZA, Patrícia Regina de. Conhecimentos ortográficos de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.

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